Campanha tem novo prazo até o dia 22 deste mês

Pais e mães que ainda não levaram seus filhos de 1 a 4 anos para tomar as vacinas da campanha contra a poliomielite e o sarampo terão mais uma chance para proteger as crianças contra essas doenças tão perigosas. A campanha foi prorrogada mais uma vez, até o dia 22 de setembro. A vacina é a forma mais segura de evitar que essas doenças, que podem causar morte ou sequelas gravíssimas, voltem a ocorrer.

Até o último sábado (8), foram vacinadas no município do Rio 239.657 crianças contra o sarampo (tríplice Viral) e 230.201 contra a paralisia infantil (VOP). Os números equivalem a 79,7% de cobertura da primeira vacina e 76,6% da segunda. A meta é que 95% dos meninos e meninas na faixa etária sejam protegidas contra as duas doenças na campanha. Mesmo as crianças que estão com as vacinas em dia devem tomá-las na campanha, como reforço.

Este ano, o município do Rio registrou 15 casos de sarampo. Já a poliomielite não tem ocorrência no Brasil desde 1990, mas a queda da cobertura vacinal deixa as autoridades sanitárias preocupadas, porque o vírus pode voltar a circular no país.

As contraindicações para as duas vacinas são: hipersensibilidade grave conhecida a algum componente do insumo, imunodeficiência e quem tenha história de evento adverso grave em dose anterior da vacina. É Importante levar a Caderneta de Vacinação, para avaliação da situação vacinal. Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis poderão pedir orientação ao profissional na unidade de saúde.