Confira os detalhes do novo centro de treinamento do Botafogo, que passará a ser usado em 2019

O Botafogo selou a assinatura de compra e venda do Espaço Lonier, localizado na Estrada Frei Tibúrcio, 470, Vargem Pequena, em abril deste ano. O local passará a ser o centro de treinamento Alvinegro a partir de 2019. Com o objetivo de tornar a área um abrigo para as categorias de base e a equipe profissional.

O Presidente Nelson Mufarrej, acompanhado pelo vice-presidente executivo Luis Fernando Santos, do vice-presidente de finanças Luiz Felipe Novis e do diretor da base Manoel Renha, participaram da resolução do novo ct. De acordo com os diretores, haverá no local uma escola, para que seja promovido um maior rendimento dos atletas junto com um ensino de qualidade. Além disso, de acordo com o projeto, serão sete campos, sendo que três oficiais de grama natural para os profissionais, três semioficiais para a base e outro semioficial, que poderá ser sintético.

A operação de compra, em parceria com os irmãos alvinegros Moreira Salles, soma um valor total de R$ 25 milhões que serão ressarcidos em um prazo de 30 anos. Em caso de inadimplência do clube, os irmãos poderão romper o contrato, restituindo tudo pago com desconto de 10%.  O território possui 200.000 m² e já oferece uma infraestrutura capaz de receber ate 180 pessoas. 

 De acordo com Luis Fernando Santos, a compra do local foi importante para motivar um melhor desempenho dos jogadores, tanto da base quanto dos profissionais, além de concentrar os outros setores técnicos no centro de treinamento: “uma diferença do nosso ct para grande parte dos demais do Brasil é o compartilhamento administrativo, médico e fisiológico do profissional e da base. Além da integração técnica, pois fica mais fácil observar o que está sendo feito na base e será mais motivador para eles treinarem junto com os profissionais”.

Além disso, Luis Fernando acredita que um ct na Barra significa um salto de qualidade para o Botafogo: “ir para a barra ultrapassou todas as expectativas, pois muitos jogadores moram na região. Para a base, dependendo é adequado pelo transporte, pela localização. É uma área bem localizada, privada, sem interferência de moradores, ou seja, uma escolha muito feliz da nossa diretoria”.

Atualmente, os jogadores treinam na sede social do clube, em General Severiano ou no campo anexo do Estádio Nilton Santos, o popular ‘Engenhão’, mas ano que vem, a expectativa é que as melhores instalações possam fazer com que a Estrela Solitária brilhe mais forte.