Ex-prefeito e Capitão conseguem vitórias expressivas na região

A Barra mostrou o seu valor nestas eleições. Nas cinco zonas eleitorais da região, Eduardo Paes (DEM) saiu vencedor em quatro, perdendo apenas em uma para Wilson Witzel (PSC).
Diferentemente do primeiro turno, quando o ex-juiz saiu vitorioso em todas, a população barrista mostrou sua consideração na luta do ex-prefeito em fazer o bairro crescer. As pessoas não deixaram de lado os legados dos anéis viários dos BRTs, obras de infraestrutura para receber os Jogos Olímpicos e a viabilização do metrô no Jardim Oceânico, e votaram maciçamente em Paes.

Na 119ª zona eleitoral a vitória foi acachapante: 62% a 38%. Nas outras, entretanto, a diferença foi menor. Na 9ª, as urnas marcaram 57% dos votos para Paes e 43% para Witzel. Já na 179ª, a distância entre os candidatos caiu mais um pouco: 53% a 47% para Paes. Na 180ª, Paes venceu pela margem mínima: 51% a 49%. E a única zona na qual Witzel saiu vitorioso foi na 182ª, onde conquistou a preferência de 51% dos eleitores ante 49% de Paes.

Bolsonaro também ganha no bairro no qual reside

Assim como no primeiro turno, Jair Bolsonaro (PSL) também obteve grande êxito nas urnas das zonas da Barra, região na qual tem residência. A festa da vitória, por exemplo, interditou trechos na Avenida Lucio Costa, via que margeia a praia, e onde se localiza o condomínio de Bolsonaro, o Vivendas da Barra.

Na 9ª zonal eleitoral, o Capitão conquistou 75% dos eleitores e Fernando Haddad (PT) obteve 25%. Na 119ª, Bolsonaro repetiu a dose, com 73% contra 27% do petista. Na 179ª, a distância foi um pouco menor: 60% a 40%. Na 180ª, nova vitória com 70% dos eleitores diante de 30% de Haddad. E na 182ª, Bolsonaro ganhou a preferência de 72% dos eleitores, contra 28% do adversário.

A onda conservadora que dominou a Barra no primeiro turno foi ratificada neste segundo, na disputa pela presidência do país. Já que, na luta pelo Governo do Estado, o bairro se arrependeu e votou com Eduardo Paes, uma pessoa que cresceu politicamente coordenando a região, e que conhece bem suas qualidades, defeitos e locais onde pode melhorar.