Dia celebra morte de Zumbi dos Palmares, ícone da inserção dos negros na sociedade

O dia era 20 de novembro de 1695. Aos 40 anos morria Zumbi dos Palmares, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior quilombo do período colonial. Sua luta e resistência não foi em vão e a sua imagem virou ícone da inserção dos negros na sociedade quando, em 2003, o dia de sua morte foi declarado como o Dia da Consciência Negra. Desde então temos inúmeros eventos pelo país para enaltecer a cultura negra em todos os seus aspectos: culinários, artísticos, moda e religioso.

É o caso do ‘50 tons mais conscientes’, que será realizado pelo segundo ano consecutivo na Comunidade do Mata Machado, Alto da Boa Vista, e trará inúmeras atrações das mais diversas áreas: roda de capoeira, poesia, música, danças, apresentações dos projetos sociais da região e muito mais. O festival cultural, que vai do Funk ao Balé, é organizado pela ONG Favela em Desenvolvimento, que deseja mostrar para a comunidade a história do próprio povo através da cultura que a colonização tentou apagar: "o objetivo é falar sobre a história através da comida, da dança e da cultura como um todo. Um pouco da história que o negro construiu aqui no Brasil. O Alto da Boa Vista, em um momento da sua história, foi um quilombo. Então precisamos contar essa história para criar mais consciência do que o negro representa. Todos os dias temos que ser mais conscientes.", diz Mestra Fênix, uma das representantes da organização.

A voz de resistência que vem desde os quilombos continua e, através do trabalho voluntário, os moradores da Comunidade se unem e fazem esses eventos culturais e beneficentes para diminuir os efeitos dos problemas sociais: "eu acho que todo evento cultural que é feito sem nenhuma ajuda política ou de grandes empresas, mas realizado exatamente por membros da comunidade, aponta que estamos reagindo. Mostra que estamos discordando do que está proposto pelo sistema ou qualquer outro modo de opressão.", afirma Cristiano, que também atua na ONG Favela em Desenvolvimento.