Evento da Secretaria Municipal de Educação reunirá 2 mil alunos da rede pública

Idealizado pela Secretaria Municipal de Educação, o 8º encontro anual de alunos de xadrez ocorrerá nesta quinta-feira (22), das 8h30 às 15h, na Arena 1 do Parque Olímpico, localizado na Barra da Tijuca. Alunos de 6 a 14 anos de idade, que estejam frequentando do 1º ao 9º ano irão participar do evento pertencente ao Programa Heróis do Tabuleiro.

Ao todo, participarão estudantes de 96 escolas municipais de todas as 11 Coordenadorias Regionais de Educação. As partidas serão realizadas em diversas categorias: A1 - Batalha dos Peões simples; A2- Batalha de peões com promoção – aqui entram bispos, torres e damas; Xadrez Inconsistente, para os que já sabem movimentar todas as peças, mas ainda precisam de mais prática para corrigir eventuais erros; e Xadrez Consistente, voltada para os que têm domínio pleno do jogo. O evento conta com o apoio de 200 professores nas funções de monitor e árbitro.

O Programa Heróis do Tabuleiro, criado em 2011, tem por objetivo incorporar aulas de xadres na grade curricular de escolas com baixo rendimento. Professores de Educação Física ministram as aulas da disciplina. Atualmente, o projeto conta com mais de 20.500 alunos de 1º e 2º segmentos em diversas escolas municipais do Rio.