Conheça os restaurantes locais

Criado na década de noventa e com as forças retomadas em 2017, o Polo Gastronômico de Vargem Grande é uma saborosa opção para um passeio nos dias quentes de janeiro. Seja para almoçar, jantar ou tomar um lanche a área é um verdadeiro convite à boa gastronomia. Em Vargem Grande graças a iniciativa associativa da comunidade local, foi criado o Polo que visa preservar o legado histórico e cultural da região, apoiando artistas locais e se transformando no circuito cultural e turístico da cidade do Rio de Janeiro e proteger as riquezas naturais do bairro. O Polo conta atualmente com 16 restaurantes renomados com pratos requintados que dão água na boca só de olhar, separamos alguns para essa edição para que o leitor possa escolher a melhor opção:

Alpendre

O Restaurante Alpendre guarda uma história de 20 anos. O cardápio da casa foi formulado, e é constantemente reinventado, para unir o melhor da gastronomia de diversos estados do Brasil. As especialidades da casa são Frango Alpendre, a Carne de Sol com Baião-de-dois e Aipim, o Pintado com arroz de brócolis, Costela de Tambaqui com arroz de manga, bem como sua famosa Picanha à Brasileira. Para sobremesa, temos como opção o Pavê de banana, compotas de doces típicos com queijo minas e sorvete de tapioca. Além dessa gama de opções, o restaurante, com ambiente rústico, uma bela degustação das porções de queijo coalho, macaxeira frita, feijão amigo com torresmo frito na hora, ou ainda os deliciosos pastéis, todos muito bem harmonizados com uma cerveja.
Estrada do Sacarrão 897, Vargem Grande

Casa Três Bistrô & Suíte

As saborosas criações orgânicas da chef Maria Siniscalchi, preservando o melhor do sabor natural dos alimentos e temperos para aguçar o paladar é o que torna o restaurante uma das boas opções do Polo. Com um ambiente charmoso e um visual único, os clientes podem escolher por passar a noite no local e desfrutar de suítes intimistas, no coração da Mata Atlântica, em um dos bairros com a natureza mais preservada do Rio de Janeiro. As suítes se tornaram em um verdadeiro refúgio à correria da cidade do Rio de Janeiro. Aconchegantes, ricas em cores e em detalhes, elas são perfeitas para desfrutar de uma noite especial em casal.
Estrada do Sacarrão 867, Casa 3 - Vargem Grande

Don Pascual e Espaço Don

Inaugurado 2004, o Restaurante Don Pascual vai além do menu da chef Roberta Almeida, uma Floresta que faz parte da Mata Atlantica aguarda os clientes para momentos especiais com a família. Lounges, confortáveis mesas e cadeiras de madeira, lareira e um alegre e inspirador jardim compõem a ambientação da casa que foi cuidadosamente preparada pelo anfitrião Claudio Kovachy. O projeto arquitetônico de Jorge Berton conta com decoração rústica, composta de madeira colonial, portas medievais, paredes de pedras e iluminação indireta e confortáveis poltronas para agradáveis reuniões e encontros. O Don Pascoal ainda possuí suítes para quem quer aproveitar o sossego da região. Já o seu cardápio, possui uma extensa lista de carnes nobres uruguaias, além de Raviolli de Cordeiro, pizzas artesanais, entre outros. Já no Espaço Don o cardápio pode ser servido em um ambiente totalmente voltado para festas.
Espaço Don - Estrada dos Bandeirantes 23.641 / Don pascoal Pousada & Restaurante - Estrada do Sacarrão 867, Casa 3 - Vargem Grande

Fregata

A pizzaria é 100% voltada para ingredientes artesanais e traz um novo conceito em fazer pizza. Com um cardápio variado com as mais diversas pizzas, a Fregata vai das tradicionais pizzas de mozarela, calabresa e peperone, até as pizzas de lombo canadense com abacaxi, de presunto de parma, entre outras. Na galeria das pizzas doces, Banana, Chocolate Nestlé, Chocolate Branco Nestrlé e Nutella, fazem a vez. A casa ainda possui um cardápio de vinhos para quem não dispensa uma boa bebida alcóolica na hora de comer uma boa massa.
Estrada dos Bandeirantes, nº 23303, Loja C – Vargem Grande

Gepetto

O Pioneiro de Vargem Grande com 34 anos de tradição Cristina Taccolini, nascida na cidade de São Paulo, de uma família tradicional italiana, e Francisco Quércia, paranaense, abriram em Vargem Grande, num clima saudável das montanhas, um restaurante com apenas 60 lugares onde gradativamente foi se expandindo com a excelente qualidade de seus pratos e o excepcional atendimento personalizado de Lucília Brum. Com saborosas opções de culinária da Itália, mas sem esquecer os sabores do mar e da carne, o Gepetto traz para os seus clientes comida de qualidade em um ambiente agradável. A casa ainda possui opções de pizzas e sobremesas.
Estrada dos Bandeirantes, 23.417 – Vargem Grande

Gugut
A cozinha brasileira é fortemente representada no restaurante Gugut. O cardápio variado traz verdadeiras delícias com pratos que servem até duas pessoas como Costela no Bafo, Leitão à Pururuca, Costela de Javali e Javali à Brasileira, que serve até quatro pessoas. Além do cardápio de carnes especiais, os frutos do mar estão presentes no restaurante, além de pratos voltados para as crianças. Em um clima de sítio, as crianças podem aproveitar o parquinho e os brinquedos, enquanto os pais podem aproveitar o restaurante. O cardápio é todo assinado por Augusto Bonfim, o Gugut, o chef traz toda sua sabedoria e qualidade para dentro de seus pratos.
Estrada do Rio Morto, 541 - Vargem Grande