Bloco arrasta 100 mil foliões pelas ruas da Barra

Um dos blocos mais tradicionais da nossa região é a Banda da Barra. Há 36 anos o bloco anima o Carnaval da cidade. A expectativa dos organizadores para este ano é de mais de 100 mil foliões dançando e curtindo a festa. O que indica uma grande evolução, já que o bloco foi fundado em uma época em que a Barra era bem menos frequentada do que nos dias de hoje, tanto que um dos objetivos originais para a sua criação foi justamente o de reunir os moradores dos poucos condomínios que, à época, ficavam distantes um dos outros.

Outros tempos, nova realidade, mas a mesma harmonia. É o que garante Helaide Teixeira, a presidente do bloco: “a Banda tem um público fiel e apaixonante, foliões que brincam, bebem e curtem sem brigas e confusões, tudo na paz. Todo ano recebemos um tanto de novatos que são sempre bem aceitos e recebidos”.

O bondinho, símbolo da Banda, agora é patrimônio histórico cultural

Em 2019, o famoso bondinho será o tema do desfile. Isso porque, o símbolo da Banda da Barra foi tombado por meio de um decreto do Governo do Estado com apoio da Secretaria de Cultura e Comissão Cultural, em outubro do ano passado.

Segundo os fundadores da Banda, os primeiros integrantes foram moradores do bairro de Vila Isabel que participavam do carnaval de rua onde circulavam linhas de bondes. Foliões subiam nesses veículos e faziam uma grande festa. Trazer o bondinho como símbolo da Banda, significava resgatar um pouco aquela tradição de alegria e descontração que vivenciaram.

A primeira mulher a presidir a Banda da Barra

Em 2018 o tema do desfile da banda foi “Mulher... Uma Nova Mulher”, justamente para enaltecer o papel feminino em nossa sociedade. Não é para menos, a atual presidente Helaide Teixeira é a primeira mulher a se eleger ao cargo em quase quatro décadas de vida da Banda da Barra: “num universo de 33 integrantes da diretoria no estatuto da Banda, sou a única mulher. Estou na Banda há 20 anos, quando comecei na gestão Décio Braga, o mesmo me colocou como diretora, cargo que fiquei até 2017, quando me elegeram presidente”.

Com muita beleza e samba no pé, A Banda da Barra desfila no dia 24/2. Se concentra ao 12h em frente ao bondinho, entre o posto 5 e 6, e sai às 15h rumo à Praça do Ó.