Ação pretende comover o público para os dados alarmantes de assédio sexual no Carnaval

Neste Carnaval, com o objetivo de dar voz e orientar as mulheres, a 7ª Coordenadoria de Assistência Social e Direitos Humanos, alinhada com a Subsecretaria de Políticas para Mulher, trouxe a Campanha Folia Sim Importunação Sexual Não, reforçando o ‘Não é Não’, pelo fim do assédio.

Através de um Barulhaço da Importunação Sexual, movimento que ocorre na quinta-feira (28/02), a ação será divulgada na estação do BRT Alvorada, em parceria com o Consórcio BRT, onde as pedagogas, assistentes sociais e psicólogas estarão distribuindo o material informativo e adereços ao público, com a participação do grupo Chegando de Surpresa, com o icônico Renato Sorriso.

Foram também produzidos cartazes, ventarolas, banners, entre outros materiais que serão distribuídos por técnicos da SMASDH em locais de grande concentração de pessoas, como blocos, Sapucaí e transportes públicos. Além disso, a MultiRio produziu um material audiovisual com leveza, conteúdo crítico e de conscientização, através da “Marcha das Minas”. A música chama atenção para o assédio nos dias de folia.

A marchinha é uma colaboração aos esforços do Conselho dos Direitos da Mulher da Cidade do Rio de Janeiro (CODIM-Rio) e da SUBPM que integra todas as ações de conscientização dos foliões. “Sim é sim, não é não, Aceita logo a minha decisão!” Com este refrão, a Marcha das minas pretende mostrar ao público que é possível brincar o Carnaval com alegria, sem abusos e com respeito às mulheres.

Toda a ação será baseada na Lei número 13.718/2018, de importunação sexual, que é crime e dá cadeia. A lei tipifica os crimes de importunação sexual e de divulgação de cena de estupro, torna pública incondicionada a natureza da ação penal dos crimes contra a liberdade sexual e dos crimes sexuais contra vulnerável.

O relatório de dados “Dossiê Mulher 2017” demonstrou que os territórios de abrangências da 7ª Coordenadoria de Assistência Social e Direitos Humanos apresentam números alarmantes de violência contra a mulher. De acordo com o Instituto de Segurança Pública, foram registradas 1387 ameaças de estupro, 123 estupros, 9 homicídios, 1727 lesões corporais e 20 tentativas de homicídios.

Os técnicos da SMASDH estão preparados para orientar o público em período carnavalesco para que se houver alguma vítima, que procure os órgãos competentes, como a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Chiquinha Gonzaga, que oferece acompanhamento psicológico e orientação jurídica às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, sendo que informações às mulheres constarão também no material impresso da campanha.