Os medalhistas serão convidados para participar do Programa de Iniciação Científica Jr. Os professores também serão premiados

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental têm até o dia 15 de março para se inscrever, em suas unidades, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Considerada a maior maratona de matemática e lógica realizada entre escolas públicas do país, a competição também é aberta a alunos de Ensino de Jovens e Adultos. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos de participaram da Olimpíada.

A Obmep é realizada pelo Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério da Educação e apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. Os alunos das escolas com melhor desempenho serão premiados, tradicionalmente, com as medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Os medalhistas serão convidados para participar do Programa de Iniciação Científica Jr. Os professores também serão premiados.

As provas da 1ª fase da Olimpíada acontecem no dia 21 de maio. As escolas deverão remeter os cartões-resposta para o site da Obmep, de 22 de maio a 4 de junho.

Os classificados para a 2ª fase terão seus nomes divulgados no dia 5 de julho. A prova ocorrerá no dia 28 de setembro. Os premiados na Obmep poderão conferir o resultado final no dia 3 de dezembro.