Mais de 30 jovens, que cumprem medida socioeducativa, tiraram carteira de trabalho

Na manhã de sexta-feira (08/03) a Sub Subsecretaria de Trabalho e Qualificação, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), montou um posto itinerante do Sistema Nacional de Emprego (SINE), na Escola João Luiz Alves (EJLA), uma das unidades do Degase, na Ilha do Governador. Mais de 30 jovens, que cumprem medida socioeducativa de internação, tiveram a oportunidade de tirar suas Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Os adolescentes cumpriram os trâmites necessários para a emissão do documento e, já na próxima semana, receberão a carteira na própria unidade.

"Ter a Carteira de Trabalho nas mãos representa uma grande motivação na busca de novas oportunidades para cada um desses jovens quando deixarem a unidade", comemora o subsecretário de Trabalho e Qualificação, Leandro Pereira.

A ação é o resultado da parceria entre a SMDEI e o Degase, firmada em fevereiro deste ano, e que vai acontecer de forma contínua, de acordo com a necessidade da EJLA e outras unidades socioeducativas do Degase. No mês de abril se iniciam as inscrições para novas turmas do projeto Aprendiz na Medida, que o Departamento realiza em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, e uma das exigências é que os jovens tenham suas CTPS para serem assinadas desde o início do curso.

Na próxima sexta-feira (15/03), a equipe da subsecretaria retornará ao local, com toda a estrutura necessária para a confecção dos documentos, para realizar mais uma mobilização e atender mais um grupo de adolescentes.

"A ressocialização e a cidadania andam juntas, por isso, contamos com os parceiros que tornam possível atingir nossa meta: providenciar toda a documentação básica aos jovens que ingressam no Degase para assim podermos garantir o acesso aos seus direitos e deveres", afirmou o diretor adjunto da EJLA, Cristóvão Silva.