Com o intuito de formar cidadãos, a escola de Karatê JKA invade o RIO2

As artes marciais são verdadeiras aliadas na hora de se construir um cidadão. Aqui na Barra são inúmeras as opções e academias que trazem para os moradores da região um pouco dessa cultura do esporte de contato. Porém, poucas dessas academias permitem o intercâmbio entre atletas profissionais e iniciantes, como a escola de Karatê do RIO2.

Ministrada pelo sensei Roberto Pestana, que também é o treinador principal da seleção carioca de Karatê, as aulas que acontecem no centro ecumênico do condomínio é uma soma entre atletas profissionais da luta, com os condôminos do RIO2: “a gente pensa, é um luxo trazermos esses atletas para as aulas regulares. Até é, mas também é uma necessidade deles de manter a base e praticar o conceito da arte marcial. Por isso, pode parecer que é uma vantagem, mas na realidade é uma grande troca”, conta o professor, que ainda fala os motivos por não adaptar as aulas para os atletas faixa preta que fazem parte da seleção: “aqui eu não adapto o treino por termos esses atletas, é importante para eles fazerem os treinos regulares, pois essa é a essência do Karatê. Se eu colocar eles para treinar as lutas da competição, eles irão fazer, porém ter a essência real do Karatê é muito importante”.

A Escola Karatê JKA tem aulas para os adultos e para as crianças. No RIO2, os pequenos a partir de quatro anos, já pode começar a praticar: “aqui temos uma turma baby, que vai dos quatro até os oito anos, depois dos nove aos 16 e o grupo dos adultos”. Roberto ainda explicou a importância de se começar a praticar a arte marcial ainda novo: “no caso das crianças entra a questão do desenvolvimento motor, social, disciplina e controlar agressividade. Tem muitos pais que trazem seus filhos para cá para que eles aprendam, por exemplo, a obedecer uma voz de comando. A escola que seguimos no karatê não é focada em formar atletas, ela tem o intuito de formar cidadãos e o caráter do aluno”.

Para quem se interessou em fazer parte, as aulas são abertas também para os não moradores, basta chegar até o RIO2 e ir direto na aula falar com o professor: “é só vir direto para mim, que eu passo todos os dados para a associação AMORIO2. Assim a pessoa estará apta a fazer as aulas sem nenhum problema”.