Fundado por Vagner Lessa, o Villa Fácil busca otimizar a vida dos condôminos no Rio

Por Letícia Moura

O empreendedor Vagner Lessa, de 30 anos, nasceu em uma família de empreendedores e sempre teve vontade de ter o próprio negócio. Há 8 anos, ele desenvolveu um software para facilitar a vida dos síndicos da cidade do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. Por ele ter trabalhado na área de administração de condomínios, vivenciou problemas críticos. O crescimento das tarefas para a administração predial gera um aumento na procura por suporte técnico. Com isso, pensou em uma forma de simplificar as tarefas e otimizar o tempo. 

A empresa Villa Fácil começou a operar em 2012, inicialmente com o site e depois também com o aplicativo. Ambos são ferramentas que funcionam como gerenciador de condomínio e comunicação interna, por meio deles os moradores são informados sobre assuntos condominiais, podem fazer as reservas dos espaços cadastrados, como play e churrasqueira, além de possibilitar o cadastro de moradores e fornecedores digital, tudo em um único dispositivo.

Villa Fácil na Zona Oeste

O setor imobiliário, principalmente na Barra da Tijuca, está se reinventando com shoppings, mercados e cinemas junto às habitações, e têm proporcionado mais conforto e segurança aos residentes. "Os condomínios da região são verdadeiras cidades", disse Vagner em entrevista ao JORNAL DA BARRA. 

O Villa Fácil faz a gestão dos condomínios Península, Cidade Jardim e shopping Downtown, na Barra da Tijuca. Como a localidade está em constante desenvolvimento, com grandes empreendimentos a serem construídos, a procura e adesão ao software tende a aumentar pela possibilidade de organizar as atividades dos representantes condôminos de maneira eficaz.

"O patinho feio que virou um cisne"

O CEO Vagner contou como foi o processo até o sucesso do empreendimento. "Tudo aconteceu no período da faculdade. Em 2009, eu fui trabalhar em uma administração de condomínio para gerenciar. Nunca imaginei estar nessa área, porque sou formado em tecnologia da informação e pensei que entraria em uma empresa de tecnologia. Na época, como o trabalho era todo manual, para reservar espaços era necessário ir à administração e marcar a data em uma agenda física, às vezes estávamos fazendo outras coisas e parávamos para atender o morador. Então pensei que deveria ter algo para computador que conseguisse resolver isso", explicou o CEO.

No trabalho de conclusão de curso, em 2011, Vagner resolveu montar o sistema operacional em tecnologia 'Delphi', um dos professores gostou e aprovou a ideia, convidando-o para um programa da PUC para conseguir investidores. Cerca de seis meses depois, ele fundou a sua primeira empresa com outro nome, chamada "Inove". Contudo, o termo não agradou os sócios. Posteriormente, Vagner chegou ao nome "Villa Fácil", por significar um conjunto de residências em espanhol.     

O Villa Fácil enfrentou dificuldades e agora pretende expandir por todo o Brasil. Vagner conta que se emocionou em uma reunião com os investidores, em que falaram: "cara, você é o patinho feio que virou um cisne. Você foi resiliente e aturou muito desaforo". A frase o marcou por ter um significado forte e expressivo. 

Resenha Síndico

O Resenha Síndico é uma organização do Villa Fácil que possibilita aos síndicos conhecimento, capacitação, além da interação e troca de experiências com outros profissionais, saindo do ambiente digital. Professores farão palestras sobre 'facilities' (gestão de facilidades), administração de condomínios e também terá uma coaching falando sobre inteligência emocional para auxiliar nas questões mentais e emocionais.         

Os cinco eventos de 2019 serão em diversos bairros do Rio, na Barra da Tijuca (23/03), Recreio dos Bandeirantes (18/05), Freguesia (24/08), Tijuca (19/10) e Zona Sul (07/12). O Resenha começou em 2017 e neste ano apresentará novidades e surpresas, como uma ação beneficente em parceria com a instituição Ronald McDonald, em que o síndico precisa levar algum item para ajudar. Já a segunda inovação, é a barbearia Texana que possibilitará corte de cabelo e barba feita de forma gratuita.

A 1ª edição do ano acontecerá em 23 de março, das 14h às 21h, no Centro de Convenções do condomínio Lead, na Avenida das Américas, 2480 - Barra da Tijuca. Ao final, terá um happy hour com salgadinhos, bebidas e música ao vivo.  

As inscrições são realizadas através do site: resenhasindico.com.br, e os síndicos, subsíndicos, conselheiros e administradores devem preencher um formulário contendo dados pessoais. A inscrição precisa ser validada pelos organizadores, por meio de uma ligação de retorno para confirmar as informações. O total de inscritos é de 200 pessoas.   

Como bonificação para o síndico que comparecer a todas as edições, terá um sorteio na última Resenha do ano (Zona Sul), que dará direito a uma viagem de cruzeiro durante cinco noites pela Costa Brasileira, em fevereiro/março de 2020. Para participar, será necessário carimbar em todos os eventos, a cartela entregue no primeiro. Ao todo são cinco carimbos para validar a chance.