Objetivo da Prefeitura é coibir o estacionamento irregular

A Prefeitura do Rio iniciou na segunda-feira (29), um sistema de fiscalização de vídeo nos dois sentidos da Auto Estrada Engenheiro Fernando MacDowell (Lagoa-Barra), no trecho próximo ao Túnel Zuzu Angel, em São Conrado, e na Avenida General Olímpio Mourão Filho. Um dos principais objetivos é o de coibir o estacionamento irregular em uma das mais movimentadas vias da cidade.

O sistema, implantado por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) e da Coordenadoria de Monitoramento da Cidade, vinculada à Secretaria de Ordem Pública, será operado pela Guarda Municipal no Centro de Operações Rio (COR), na Cidade Nova.

Irregularidades, como o estacionamento sobre a calçada, faixa de pedestres e pontos de ônibus, vinham comprometendo a segurança dos usuários e interfere na fluidez do trânsito. As infrações prejudicam tanto pedestres como os 82 mil motoristas que circulam pela via diariamente, nos dois sentidos.

O serviço permite que agentes da Guarda Municipal acompanhem no COR o trânsito em tempo real e multem os infratores por meio de identificação da placa. Antes do início da atividade, será instalada sinalização específica, complementando a já existente, alertando para a realização da fiscalização por vídeo. Além disso, a Prefeitura iniciou campanha de conscientização no local feita por agentes da CET-Rio, com a distribuição de panfletos.

Este será o terceiro ponto da cidade a contar com o sistema, após os acessos ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, e o entorno da Rodoviária Novo Rio, em Santo Cristo. A próxima área a receber o serviço será a região do Largo do Machado, em Laranjeiras.