Campanha tem como foco o pedestre 

Nesta segunda-feira (6) começa a Operação Transite Seguro feita pelos Agentes da Coordenadoria de Educação do Detran.RJ. Como parte das ações da campanha Maio Amarelo, que busca a redução do número de acidentes e vítimas, os agentes vão abordar pedestres mostrando a importância da adoção de atitudes seguras e preventivas no trânsito.

A ação acontece a partir das 10 horas, na esquina da Avenida Presidente Vargas com a Rua Uruguaiana, no Centro do Rio. Os agentes vão falar com os pedestres sobre o uso de faixas, passarelas e as passagens subterrâneas para atravessar as vias. O respeito à sinalização e a necessidade de se andar na calçada, atender ou mandar mensagens pelo celular somente em local seguro e não utilizar fones de ouvidos ao atravessar ruas são também comportamentos essenciais.

A Avenida Presidente Vargas é uma das vias mais perigosas do Rio, ao lado de Avenida Brasil, Avenida das Américas, Avenida Dom Hélder Câmara, Avenida Pastor Martin Luther King, Estrada do Galeão, Avenida Santa Cruz, Linha Amarela e Linha Vermelha.

Além da Operação Transite Seguro nas ruas, o Detran.RJ preparou para este mês várias ações de conscientização voltadas para o comportamento dos pedestres. São campanhas nas redes sociais, palestras, caminhada, pedalada e iluminação de prédios públicos e pontos turísticos, incluindo o Cristo Redentor e o Maracanã.

Operação Transite Seguro – A partir das 10h
Dia 9  - Avenida das Américas, na Barra da Tijuca
Dia 10 - Mesquita
Dia 13 - Avenida Dom Helder Câmara, em frente ao Norte Shopping,
Dia 15 - Avenida Atlântica, em Copacabana
Dia 16 - Praia de Botafogo
Dia 17 - Guapimirim;
Dia 20 - Estrada do Galeão, na Ilha do Governador;
Dia 21 - Avenida Edgar Romero, em Madureira;
Dia 22 - Duque de Caxias;
Dia 24 - Avenida Cesário de Melo, em Campo Grande;
Dia 27 - Teresópolis;
Dia 29 - Estrada Intendente Magalhães, na Vila Valqueire
Dia 30 - Center Shopping, em Jacarepaguá;
Dia 31 - Avenida Presidente Vargas, na Central do Brasil.