Construção era irregular e estava no local em que 23 pessoas morreram na tragédia do dia 12 de abril

A demolição do prédio no lote 92, na comunidade da Muzema, no Itanhangá, foi concluída nesta segunda-feira (27). No local, 23 pessoas morreram no dia 12 de abril, em dois edifícios ilegais que desabaram.

O prédio vermelho de oito andares foi demolido inicialmente de forma manual, por conta da altura, buscando assim afastar o risco de abalo estrutural em outras construções no entorno. Os trabalhos começaram no dia 30 de abril pelas paredes internas e pela cobertura e seguiram desta forma até hoje, quando a altura chegou ao equivalente a quatro andares. Os serviços foram finalizados antes do prazo inicial de 30 dias, envolvendo ao todo 60 trabalhadores de diversos órgãos municipais.

Outra construção irregular começa a ser demolida

A demolição do prédio iniciou após a Coordenadoria Geral de Projetos, ligada à secretaria de Infraestrutura e Habitação, escorar os pilares reforçando estruturalmente as paredes para que os antigos moradores pudessem entrar para retirar pertences. Paralelamente, a Conservação iniciou nesta segunda a demolição de outro prédio irregular no mesmo condomínio. A construção de seis andares será derrubada de forma manual. Segundo a prefeitura, os trabalhos serão concluídos em até três semanas.

Em 24 de abril, a Conservação executou em um único dia com auxílio de máquinas a demolição do prédio de três andares que estava em construção no lote 93-A, situado no mesmo condomínio. Laudo da Defesa Civil realizado após o incidente apontou que estas construções tinham risco iminente de colapso e deveriam ser demolidas imediatamente.

Prefeitura irá construir parque no local em homenagem às vítimas da tragédia

O entulho gerado pelas demolições não será retirado do local. Ao término das demolições, o município implantará um parque nesta região da Muzema em homenagem às vítimas do acidente. Além de recuperar a vocação do local para uma Área de Preservação Ambiental, o parque também impedirá a construção de novos prédios irregulares na comunidade.