Poluição nas bacias hídricas da Barra é tema recorrente na região

O Dia 5 de junho, nesta quarta-feira, é quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.  Entretanto, o tema é tratado constantemente na Barra da Tijuca, que sofre com graves problemas, principalmente nas bacias hídricas que rodeiam toda a região.

Na terça-feira (4), membros do poder público e especialistas navegaram por lagoas da Barra da Tijuca e passaram por pontos de despejo irregular de esgoto, e realizaram autuações e notificações pela área.

Estiveram presentes no ato, o Dr. José Alexandre, do Ministério Público Federal; Dr. Sérgio Suiama, do Ministério Público Estadual; Claúdio Dutra, Presidente do Inea; Fábio Pinho, Coordenador do CICCA e Professor Adacto COPPE/UFRJ.

O Deputado Estadual Carlo Caiado também comparecer e ressaltou a importância que ações como essa sejam contínuas entre os membros do poder público: “não podemos permitir que o meio ambiente seja afetado desta forma. Importante cada um fazer a sua parte e se conscientizar que a população como um todo é afetada. Sabemos que no momento, estamos num trabalho de formiguinha, mas se cada um fizer a sua parte, seremos grandes nessa luta pela despoluição dos nossos rios e canais”.

Caiado também revelou que o Ministério Público, tanto federal quanto estadual, também está atuando na esfera jurídica para dar continuidade a ações civis públicas e inquéritos sobre a poluição no local.