Objetivo do MEC é acabar com a versão impressa do exame

Por Gabriel Moses

Em anúncio feito nesta quarta-feira (03), o Ministério da Educação (MEC) irá aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de forma digital para 50 mil candidatos, em 15 capitais brasileiras. Dentro das metas do MEC, até 2026, certamente o exame será totalmente digital. Os candidatos deste ano não serão afetados com a medida.

De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, a ideia é realizar vários exames ao longo do ano, onde serão feitos por agendamento.

Para 2020, 50 mil estudantes poderão escolher entre realizar a prova digital ou continuar com o modelo impresso. Para aqueles que optarem a seguir o exame nos moldes tradicionais, a prova será aplicada nos dois domingos de outubro, nos dias 11 e 18.

De forma gradativa, as aplicações aumentarão de ano em ano. Para 2021, por exemplo, ocorrerão duas aplicações. Já em 2022, terão quatro oportunidades. Em ambos os casos, as datas serão agendadas em diversos períodos ao longo do ano.

Com a migração do impresso para o online, o Inep poderá utilizar questões mais interativas, que utilizam games, vídeos e infográficos. Entre as justificativas pelas mudanças, o governo afirma que aliviaria a economia, pois a aplicação de provas impressas supera R$ 500 milhões. A contribuição ao meio ambiente também foi outro fator adotado.

Confira as capitais que terão provas digitais em 2020:

Rio de Janeiro (RJ); Belo Horizonte (MG); Brasília (DF); Campo Grande (MS); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Goiânia (GO); João Pessoa (PB); Manaus (AM); Porto Alegre (RS); Recife (PE); Salvador (BA); São Paulo (SP) e Belém (PA).