Evento anuncia novidades e ações sociais enquanto reúne artistas em coletiva histórica

 

 

O Rock in Rio iniciou a semana com entusiasmo e emoção, trazendo importantes novidades e celebrando quatro décadas de história. Na segunda-feira (29), a equipe do festival reuniu diversos artistas, alguns já confirmados em seu line-up, para uma coletiva de imprensa na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Sob a placa "Deixe seu ego fora desse estúdio", o ambiente se assemelhava ao lendário "We are the World", com 55 artistas da MPB gravando coral e solos para "Deixa o Coração Falar", uma canção em homenagem aos 40 anos do evento, composta por Zé Ricardo.

Durante o evento, que celebrou a trajetória do festival, Roberto Medina anunciou o lançamento do Dia Brasil, uma data dedicada exclusivamente à música brasileira em todas as suas vertentes, como funk, MPB, rock, pop e sertanejo, que estará presente pela primeira vez no RIR.

Foto: Cristiane Mota/Folhapress

Roberta Medina, filha do fundador do festival, conduziu a coletiva de imprensa, relembrando momentos marcantes das edições anteriores. Ao lado dela, Eduardo Tracanella, CMO do Itaú Unibanco, patrocinador master do evento, destacou a parceria de mais de 20 anos entre o banco e o festival.

“Ao longo do último século, fizemos parte do dia a dia das pessoas e da construção social do país. O Itaú testemunhou e participou ativamente das transformações culturais, sociais e econômicas que moldaram nossa nação. Na celebração do nosso centenário, reforçamos o compromisso de preservar e promover esse legado cultural do Brasil e apoiar os novos movimentos que estão por vir”, declarou Tracanella. “Temos o dever e o privilégio de estarmos juntos e celebrarmos a música brasileira, garantindo que ela continue a inspirar e emocionar as gerações futuras”, finalizou o CMO do Itaú Unibanco.

Foto: Cristiane Mota/Folhapress

Este ano, a edição de 40 anos, vai contar com algumas ações sociais: o combate à fome e a superação da pobreza, em parceria com as ONGs Ação da Cidadania, desde já recebendo a doação de 1,5 milhão de pratos de comida, e Gerando Falcões, que por meio do projeto Favela 3D vai transformar a vida de 250 famílias nas regiões do Buraco e Sessenta do Morro da Providência. 

Dia Brasil

Uma das grandes novidades é o Dia Brasil, que reunirá artistas de diferentes gêneros musicais em uma celebração única. A participação de artistas da música sertaneja no Palco Mundo é algo inédito, em show que terá Chitãozinho & Xororó recebendo Luan Santana, Simone Mendes e Ana Castela. Do Trap ao Samba, do Rock ao Funk, passando por muitos outros ritmos. O line-up formado apenas por artistas brasileiros receberá nomes como Capital Inicial, Pitty, Daniela Mercury, Ney Matogrosso, Filipe Ret, MC Ryan SP, Gloria Groove, Jão, Alcione, Zeca Pagodinho, Criolo, Djonga, Leila Pinheiro, Wanda Sá, Claudio Zoli, Hyldon, Jonathan Ferr, Antônio Adolpho, MC Dricka, MC Livinho, Nathan Amaral, Orquestra Jovem Da Sinfônica Brasileira, Kevin O Chris, MC Carol, Mochakk e muitos outros.

"Cada encontro terá 1 hora e meia de duração, e cada artista terá 3 músicas para performar nos encontros, além de claro, poderem conversar com o público, que é quem faz o evento ser tão especial", ressaltou Zé Ricardo, vice-presidente do festival. 

Foto: Cristiane Mota/Folhapress

Cada um com seus fones, no melhor estilo "We are the world", como bem pontuou Zé, os artistas então fizeram os últimos acertos para cantar em uníssono o refrão que diz: "Deixa o coração falar/ não temos tempo a perder/ a vida é acertar e errar/ eu não quero ficar longe de você/ deixa o coração falar/ não temos a perder/ se a gente realmente se escutar/ é claro que a gente vai poder se entender".

Na coletiva, Zé Ricardo conta ter recebido a encomenda da música de um Roberto Medina que tinha acabado de assistir ao documentário sobre as gravações de "We are the world". “Ele disse: a gente tem que ter um negócio desses!”, conta Zé, que compôs "Deixa o coração falar" ao longo de um mês de ‘muitas versões’. 

Foto: Beatriz Orle

“Eu queria uma canção simples, que fosse chiclete, com uma mensagem de empatia. O Roberto acha que a gente está muito distante, que a gente não escuta o outro. Quero que essa música seja uma ponte para as pessoas se conectarem, porque elas podem pensar diferente e ainda assim conviverem”, disse ele antes de performar pela primeira vez a música tema desses 40 anos. 

Reunir tantos talentos em uma segunda-feira foi uma façanha que apenas o Rock in Rio conseguiu realizar.

"Muitas pessoas trocaram campanhas publicitárias de dia e desmarcaram shows, foi um desafio", reconheceu Zé Ricardo. Agora, o Rock in Rio terá outra música-tema, buscando trazer uma nova identidade para seus 40 anos de história e promovendo o diálogo e a conexão entre as pessoas através da música e da cultura. 

Foto: Roberto Filho/Brazil News

A música "Deixa o Coração Falar" terá seus direitos revertidos para as ONGs Ação da Cidadania e Gerando Falcões, reforçando o compromisso do Rock in Rio com causas sociais e humanitárias.

O Rock in Rio

Com uma história de sucesso que começou em 1985, o Rock in Rio tornou-se um dos maiores e mais importantes festivais de música do mundo, atraindo milhões de fãs e artistas de todas as partes do globo. Ao longo de suas quatro décadas, o evento tem sido palco para performances lendárias de grandes nomes da música internacional e brasileira, deixando um legado imensurável na história da música e da cultura pop.

Foto: Zimel Press/Folhapress

Artistas como Queen, Maroon 5, Beyoncé, Guns n' Roses e muitos outros já passaram pelos palcos do festival, emocionando plateias e marcando época com suas performances inesquecíveis. Agora, comemorando seus 40 anos de história, o Rock in Rio promete surpreender e encantar o público mais uma vez, celebrando a música, a diversidade e a paixão que unem pessoas de todo o mundo em torno de um mesmo ideal: a música como instrumento de transformação e união.

Venda de ingressos

O público geral poderá adquirir suas entradas no dia 23 de maio, a partir das 19h; já os associados do Rock in Rio Club e clientes Itaú poderão fazer a compra a partir do dia 14, até 22 de maio. Já aqueles que já compraram o Rock in Rio Card, terão até 21 de maio para escolher a data que deseja ir. O festival será nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro.

Os ingressos para o festival são diários, ou seja, valem para cada dia de evento. A entrada inteira este ano custa R$ 795 e a meia R$ 397,50.

Quem fizer o pagamento com cartões de crédito Itaú, Credicard ou Iti tem 15% de desconto na compra de uma inteira e pode parcelar em até 8x sem juros. Nos demais cartões, o parcelamento pode ser em até 6x sem juros. É possível pagar os ingressos com cartão de crédito ou Pix.

As vendas são exclusivas em: https://rockinrio.com/rio/pt-br/ingressos/