A FrancoDroid, equipe de Robótica do Colégio Franco-Brasileiro, começou 2022 da mesma maneira que terminou o ano passado: conquistando as primeiras colocações. No último final de semana, o time venceu duas categorias na abertura da temporada regional do First Lego League (FLL): design e desempenho do Robô. De quebra, o grupo assegurou vaga na etapa nacional.
- A temporada deste ano, batizada de Cargo Connect, tem o objetivo de desafiar jovens a repensarem um caminho e inventar o futuro do transporte. A FrancoDroid, aplicando conceitos de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, em Inglês), criou uma caixa que tem como objetivo reduzir o desperdício dos alimentos no transporte da agricultura até o centro de distribuição. A equipe também construiu e programou um robô que realiza missões, nas quais o objetivo final é se divertir - explica a professora Rosângela Nezi, responsável pela equipe de Robótica do Franco.
De fato, além da diversão, participar da FrancoDroid agrega e muito na trajetória acadêmica dos estudantes. É o caso de Clara Sánchez, de 15 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio do Franco.
- O mais recompensador por fazer parte da equipe são as experiências que ganhamos, tanto de conhecimento geral, mecânica e programação, quanto trabalho em equipe e outras habilidades sociais - destaca.
Integrante da equipe desde 2021, Clara celebra mais uma conquista da FrancoDroid:
- Foi incrível, é muito gratificante ver que todo o nosso esforço e trabalho em equipe podem ser recompensados por uma coisa tão incrível. Pessoalmente, essa vitória foi a prova de que você pode alcançar qualquer coisa se se esforçar para isso.
Clarinha destaca que a união é um dos pontos fortes da equipe e todos os integrantes são amigos dentro e fora das competições.
Sobre o Franco, onde está desde o início do Ensino Fundamental, há 10 anos, Clara é grata ao colégio por tudo o que tem aprendido em sala de aula:
- Desde sempre o Franco vem incentivando nossas escolhas e apoiando o nosso caminho. Sem as oportunidades que o colégio nos dá, com certeza, não chegaria às realizações que alcancei até agora.
Prêmio internacional em 2019
O time de robótica do Franco coleciona troféus, inclusive de FLL. Mas o destaque foi para a vitória no Global Innovation Award, em 2019, na Califórnia, que reuniu 20 equipes com as melhores pesquisas da temporada, avaliando diversos fatores. Na ocasião, os alunos do colégio desenvolveram o CosmoCup para astronautas. Tratava-se de um coletor menstrual especial com uma membrana na parte superior que impede que o sangue se espalhe pela aeronave.
O prêmio foi de 20 mil dólares, e a equipe do Franco foi a única do país a deter esta conquista. Por esse feito, ganhou o título de embaixadora de inovação do Brasil.