Moradora da Barra da Tijuca, Hilzanira Cantanheide busca descomplicar o planejamento previdenciário

 

 

Se você tem mais de 40 anos, e não sabe por onde começar a planejar sua aposentadoria, calma. É possível fazer um bom planejamento de forma prévia. Infelizmente, como todo brasileiro, muitos deixam pra cima da hora, para pensar no assunto. E, quando chega a hora, o tempo voou e acabam se aposentando com o teto baixo. Daí vem o susto, o arrependimento, e a baixa renda, depois de tanto tempo trabalhando.

Hilzanira Cantanheide, advogada especialista em planejamento previdenciário, viu muitas histórias de sucesso e insucesso, e por ter vindo de família simples, a profissional que com muito trabalho duro, conquistou seu lugar no mercado de trabalho, tem como missão ajudar trabalhadores a planejar sua aposentadoria.

Ela conta que recebe em seu escritório muita gente “perdida”, que não sabe o caminho para dar um upgrade na aposentadoria, que confere apenas 1 salário mínimo aos beneficiários, valor que sabemos que não dá para custear a vida de um idoso.

Para ajudar a dar um norte, a advogada resolveu com suas mídias sociais, dar dicas, falar de casos e ajudar as pessoas a encontrar formas de se preparar para quando chegar a sua hora de ter o merecido descanso. Sua proposta é ajudar a mudar a mentalidade da sociedade, fazendo com que todos busquem ter uma estratégia consistente para viabilizar a realização de seus direitos, e não apenas procurar ajuda quando o prejuízo já ocorreu. 

Além dos sustos na aposentadoria, outro problema que ela aponta é o indeferimento de benefícios que podem ser imprevisíveis. Quem não passou por algo do tipo, ou não conhece alguém que paga o INSS em dia, mas, na hora de um acidente ou doença, o benefício é recusado? É nesta e em outras horas, que a advogada está pronta para ajudar.

Com o Instagram @prevnodiaadia, conta cases, fala de cálculo de pensão por morte, revisão da vida toda, quem tem direito a aposentadoria, entre outros temas. Em sua página, ela responde a perguntas, e fala de casos atendidos, como o de um médico que não tinha conhecimento do melhor caminho para se aposentar. Ela explica que a aposentadoria dos médicos é considerada atividade especial. Esse cliente que já tinha 76 anos, nunca se preocupou em verificar o tempo que tinha no INSS, e estava sendo aposentado no regime próprio, na compulsória.

Ela fez o estudo de seu caso, separando o tempo de município, tempo de união e tempo de regime geral. Foi analisado que ele já tinha muito tempo de regime geral. E o que ela propôs foi levar o tempo de municípios e uma parte do tempo do regime geral para o regime próprio da união, fazer a revisão da aposentadoria na união e aposentar-se também pelo regime geral. Com isso, ele ficaria com duas aposentadorias, uma no regime geral e outra no regime próprio, já que ele na qualidade de médico pode se aposentar em dois regimes diferentes.

Para ela, advogar nesta causa, ajudando as pessoas a gozarem de uma vida plena, após seu tempo de trabalho é uma alegria. Ela deseja que todos possam se planejar para ter uma vida mais tranquila na fase da maturidade. “Aposentadoria é um direito de todos. Escolher uma boa aposentadoria é algo que depende de você”. 

Conheça o trabalho da advogada em seu Instagram @prevnodiaadia