"Além do Autismo" é lançado pela Elas Editora Litterae no próximo sábado (20), no shopping Downtown 

 

Para alegrar ainda mais o cenário inclusivo no mês da conscientização do autismo, Caio Alexandre Firmino, de 16 anos, lança um livro sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A produção é lançada pela Elas Editora Litterae, em parceria com o HUB Club Mães Atípicas, no dia 20 de abril (sábado), das 16h às 20h, no shopping Downtown. O livro "Além do Autismo" narra como o autor lidou com o diagnóstico de autismo do irmão caçula, Davi Firmino, e relata experiências vividas nesta jornada, assim como os impactos no relacionamento dos dois e o entrosamento do restante da família a partir da descoberta. A obra destaca a importância do amor, atenção e união para o tratamento e acolhimento. 

 “É importante saber como uma criança com autismo vê o mundo para entendê-la melhor. Crianças com autismo também fazem parte da sociedade e precisamos ajudá-las para que se sintam acolhidas. Mudanças, adaptações, saber se colocar no lugar do outro, tudo isso é uma construção’, conta o autor Caio Alexandre.

Caio e Davi Firmino. (Foto: Miranda Fotografia)

O jovem escritor de 16 anos, nasceu em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, vem de uma família humilde, sempre foi dedicado aos estudos, com boas notas no colégio e ama esportes. Ele sonha em jogar futebol profissional, mas por conta de uma lesão no joelho, adiou o sonho por enquanto. A ideia de escrever o livro veio em 2018, através de um trabalho escolar.

Livro "Além do Autismo", de Caio Firmino. (Foto: Divulgação)

“O trabalho teve uma grande repercussão na escola. Percebi que poderia gerar mais conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. Com o livro, espero que possamos gerar maior inclusão e empatia sobre todas as espectros e deficiências, visíveis ou ocultas”, finaliza o autor.

No dia do lançamento, que será aberto ao público, haverá diversas atrações voltadas para o público, como peças teatrais, música e informação. O livro também estará disponível para compra no site: www.elaseditora.com.br