A manhã do terceiro sábado de cada mês já não é a mesma na Barra. Desde setembro de 2018 acontece o Mutirão SOS Lagoas, movimento criado para limpar o entorno do Canal de Marapendi

A criadora do projeto é a Cristiana Queiroga: “moro aqui há muitos anos e sempre gostei de velejar pela Lagoa de Marapendi, até que chegou um momento que comecei a ter dificuldades por conta da quantidade de lixo presente. Invés de apenas reclamar, resolvi agir. Comecei o movimento, chamei as pessoas e cada vez estamos crescendo mais. Eu cheguei a fazer contato com o pessoal da Prefeitura, mas não tive retorno. Eu acho que poderíamos fazer uma parceria maior”, contou Cristiane.

Durante a última ação, ocorrida no dia 19 de janeiro, a SOS Lagoas teve apoios muito importantes: a Comlurb realizou poda e capinagem, a Droga Raia distribuiu água, biscoitos, aferiu
pressão e glicose dos voluntários, o Condomínio Oceanfront enviou uma equipe de funcionários para ajudarem na coleta e os barcos do Rio Aqua Service para os voluntários transitarem.

A ação durou pouco mais de duas horas, contou com mais de 40 voluntários e se estendeu por mais de 160 metros. Aos que foram voluntários pela primeira vez, a quantidade de lixo em um espaço tão curto assustou: “o impacto é muito grande. Lá no prédio a gente tem coleta seletiva, tratamento. Mas o Canal também faz parte da nossa casa. Já aconteceu várias vezes de eu estar atravessando para a praia e a balsa interromper a viagem porque entrou lixo no motor.Também já vi capivaras e jacarés nadando no meio do lixo. Se a gente detonar muito o habitat natural deles, daqui a pouco eles não estarão mais aí”, relatou Ana Muller, moradora local há 10 anos.