Bloco vem crescendo todos os anos e aposta em parceria com agremiação para animar o pré-carnaval

"Em fevereiro tem Carnaval”. Embora os quatro dias oficiais da folia sejam somente em março, para a Banda Amigos da Barra a composição do cantor Jorge Ben Jor continua sendo verdadeira. O bloco, fundado em 2017, colocou mais de 40 mil pessoas na orla da Barra no ano passado e promete fazer história no dia 17 de fevereiro.

Com o enredo homenageando a atriz Adele Fátima, que faz aniversário no dia do desfile, a Banda fará a concentração às 13h em frente à ponte Lúcio Costa e sairá em direção à Praça Duó às 15h. Entre as atrações para animar a festa estão Yara Vellasco, atração principal, o DJ Daniel Popó, o Mc Theo e outras participações especiais.

O público esperado é de 60 mil foliões e a intenção é inovar: “tivemos dificuldade na captação de patrocinadores e não temos incentivo direto do governo. Então o que move a gente é a paixão pela folia, poder proporcionar algo novo e diferente aos moradores. A Barra tinha somente um bloco, agora estão surgindo outros. Isso é interessante. Nós vamos fazer história”, conta Flávio Campos, presidente da Banda. Não é só na folia que a Banda Amigos da Barra está focada.

Com a bandeira da sustentabilidade sendo ícone do bloco, eles fazem todo ano a coleta do lixo que fica após a festa. Em 2017 foram 500kg e 1,5t ano passado. A Cooperativa Logicca será a parceira responsável pela coleta esse ano.

União que dá samba

Pensando em inovar no Carnaval 2019, a Banda Amigos da Barra terá uma super atração: a escola de samba do bairro, Unidos da Barra da Tijuca, fará o ensaio técnico oficial junto com o desfile da Banda. A intenção é animar ainda mais o público com os 90 ritmistas da escola, que se prepara para desfilar no Sábado das Campeãs pela Série E do Carnaval.

A Banda e a escola de samba têm não só o bairro em comum, mas também são comandadas pelas mesmas mãos: o presidente da Unidos da Barra da Tijuca, Fernando Cirne, é diretor da Banda Amigos da Barra; e o presidente da Banda, Fábio Campos, é diretor da agremiação.

Com essa união, eles pretendem não só deixar sua marca na orla mas também na Avenida Intendente Magalhães, local do desfile da Série E: “a escola já foi fundada com essa parceria. O bairro ficou 10 anos sem ter uma escola de samba, tinha essa carência. Esse ano o enredo é ‘Não sei se você é, eu sei que sou: Barra da Tijuca, meu amor!’ e vem falando sobre a nossa Barra. Lagoas, praias, Rock In Rio, os emergentes, tudo! Temos também uma ala inteira com PcD. Temos essa visão inclusiva. A gente vem para subir. Em cinco anos queremos estar na Sapucaí”, finaliza animado Fernando.

Unidos da Barra da Tijuca - Samba-Enredo 2019

Na marcação do meu tambor
Um canto forte a ecoar
Unidos da Barra da Tijuca
Deixa essa onda te levar

Sorria, você está no paraíso
Onde o Sol busca inspiração
E vem alimentar a Natureza
O verde, a preservação
Abre a janela e veja o azul do Mar
Respira bem fundo o mais puro ar
Repara como cresceu
Mistura de raça e de cor
A linda aquarela do criador

Ôôô vou pro shopping desfilar
Com meu amor no cinema namorar
O pôr do Sol na areia
Com a Lua cheia me guio
Na noite quente do Rock in Rio

Medalha de Ouro pro atleta popular
A corridinha antes de surfar
De bicicleta mando a bola na gaveta
Qualquer esporte tiro de letra
Hoje a Intendente toda vai Sambar
É carnaval! Alegria!
O Jacaré vai te Pegar!

Acesse o link e confira a canção: www.youtube.com