Hospital Oftalmológico da Barra ajuda pacientes nos mais diversos problemas

Foi ainda em sua época como cirurgião geral, na década de 70, que Paulo Fontes ingressou no mundo da Oftalmologia. “Eu estava começando a ficar desanimado com a profissão, quando um amigo, que acabou virando até meu padrinho de casamento, me deu a ideia de ir para a oftalmologia”, contou Paulo.

Porém, no início, o médico ainda em começo de profissão ficou arredio a ideia: “eu pensei, poxa estudei tanto para ficar prescrevendo óculos, não quero isso não”. Contudo a insistência do amigo acabou surtindo efeito: “ele me levou para ver umas cirurgias oftalmológicas no Hospital da Lagoa. Acabei achando aquilo interessante. Então aproveitei a faculdade para conhecer um pouco mais sobre o assunto. Foi quando um senhor chegou para mim e passou a me ensinar e mostrar diversas coisas do meio”. Com isso, o médico acabou sendo conhecido pelos amigos como o especialista na área da oftalmologia: “muitos amigos vinham tirar suas dúvidas comigo, então para poder responde-los eu acabava estudando e correndo atrás das coisas para poder dar as respostas, então me encantei de vez pela área”.

Hoje, 30 anos após seu início dentro da oftalmologia, Paulo já traz um cabedal de conhecimentos que já fizeram com que sentasse na cadeira mais importante da área, a Presidência da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Além do médico, sua família ainda conta com a esposa Mara Fontes e os filhos do casal Bruno e Beatriz Fontes como oftalmologistas também. Hoje a família, que mora na Barra há 35 anos, trouxe o seu trabalho para o bairro: “com o passar do tempo tínhamos uma clínica no Leblon, Botafogo e outra no Méier, cada uma com suas capacidades, resolvemos unir todas, assim nasceu a Lummen Oftamologia”, conta Bruno.

A família então trouxe, no ano de 2005, para a Barra da Tijuca o Hospital Oftalmológico da Barra (HOBA) colocado nas dependências do Centro Médico do Hospital de Clínicas Rio Mar. Passados 10 anos, o hospital resolveu desativar o prédio onde o HOBA se localizava: “tínhamos todos os equipamentos instalados lá e tudo nosso. Então tínhamos duas opções: vender os equipamentos e encerrar a unidade da Barra; ou transferia tudo para um novo lugar”, conta Paulo. Estudando os espaços e oportunidades, a família conseguiu instalar o hospital em uma nova sede na Avenida Armando Lombardi, número 155. Desde então a família já se encontra há quatro anos instalada em um dos pontos mais movimentados da Barra.

“Temos aqui toda a estrutura para o tratamento, pré e pós operatório, além da cirurgia. Outro ponto importante é que temos o centro cirúrgico aberto, onde diversos médicos podem vir até aqui operar seus pacientes”, explica Bruno. O Hospital tem dois andares, no primeiro, um centro cirúrgico de última geração, com 10 quartos e três salas de cirurgia, monitorados 24hrs onde todos os aparelhos dos médicos são esterilizados por uma equipe exclusiva do hospital, com salas de espera confortáveis onde, se permitido pelo médico, o acompanhante pode ver toda a cirurgia através de uma televisão em tempo real. Enquanto no segundo andar, se encontra diversos consultórios clínicos para os pacientes.

Para finalizar, Paulo salienta a força da Lúmmen: “a ideia é que aqui a pessoa possa tratar desde os problemas pequenos, até os mais complexos. Dentro da oftalmologia a gente resolve cerce de 99,99% dos problemas oftalmológicos. Esse é o diferencial que nós temos, uma capacidade não só técnica com a nossa equipe, mas também pela possibilidade dos nossos equipamentos”.