Jovens atravessam fronteiras didáticas do oriente para ocidente através de canal do YouTube

Os youtubers Derek Fiani e Felipe Sieira, do canal Chapéus de Palha, abrange toda complexidade e mensagens que o mangá (História em quadrinhos japonesa) chamado One Piece, carrega consigo: “criamos o canal quando percebemos que muita gente deixava as ideias do autor, Eiichiro Oda, passarem de maneira rasa, e queríamos mostrar a profundidade da obra para todos”, comenta Derek.

 Na última década One piece tem sido a história fictícia mais vendida e popular de todo Japão, reconhecida em 2015 pelo Guiness Book, com mais de 320 milhões de exemplares vendidos por tudo mundo. Muito de seu sucesso se dá por trabalhar questões importantes para sociedade ao longo de seus capítulos: “One Piece aborda temas de extrema relevância com profundidade. A obra abrange questões como racismo, homofobia, desigualdade e outras questões sociais, levando ao leitor um convite à reflexão”, completa Felipe.

Apesar da distância e culturas divergentes, entre o ocidente e oriente, a dificuldade de comentar sobre algo de outro lado do mundo tem sido cada vez menor, pois de acordo com Felipe, Oda construiu um universo rico e que quebra barreiras, inclusive linguísticas. Com uma marca expressiva de mais de 50 mil inscritos, o canal vem sendo referência no que se propõe, mas Derek explica que não se vê como um influenciador, e sim uma parte dessa comunidade apaixonada pela obra oriental, que produz conteúdo e agrega.