Levantamento da Light aponta que a ação criminosa cresceu 24%, deixando mais de 108 mil pessoas sem energia 

 

 

Problema recorrente no Rio de Janeiro, o furto de cabos de energia no Rio aumentou em 24% no comparativo de janeiro a agosto de 2022 e o mesmo período em 2023, de acordo com o levantamento feito pela Light. No ranking de bairros mais afetados, a  Barra da Tijuca está em 2º lugar (com 76 casos e um aumento de 21%) – perdendo apenas pela Tijuca, na Zona Norte – e seguida pelo Recreio dos Bandeirantes em 3º lugar (com 43 casos e um aumento de 12%), segundo dados da empresa de energia elétrica. 

Em 2023, cerca de 264 ocorrências deixaram mais de 108 mil cariocas sem luz por um tempo médio de duas horas. O delito impacta serviços fundamentais e básicos, como o funcionamento das unidades de saúde, escolas e transporte público. Dos clientes afetados, alguns são dependentes de energia elétrica para dar suporte à vida, seja pelo tratamento médico ou por equipamentos que demandam o uso constante de eletricidade. 

No último trimestre, os furtos de cabos entre Barra e Recreio aconteceram de forma mais acentuada no cruzamento da Avenida Embaixador Abelardo Bueno com a Avenida Salvador Allende, próximo à estação de BRT Morro do Outeiro e Avenida das Américas, próximo ao BRT Guiomar Novaes. 

De acordo com a concessionária, R$1,4 milhão já foram gastos para recompor quase 9 mil metros de cabos de cobre furtados. A Light também tem buscado outras alternativas como a substituição da matéria-prima dos cabos, ao trocar o cobre por alumínio, que tem menor valor comercial, para limitar e diminuir os casos. 

“Além disso, proteção mecânica para evitar o acesso de terceiros aos ativos da empresa; tampas anti furto e ainda cordoalhas de aço cujo processo de produção, por soldagem em escala atômica, dificulta a separação entre cobre e aço inviabilizando a comercialização”, destaca Leonardo Bersot, gerente de Operação e Manutenção das Redes Subterrâneas da Light.

Além dos esforços das concessionárias de energia, a Polícia Militar do Estado também tem aplicado medidas para reduzir os índices criminais de furtos de cabos. As unidades operacionais realizam revistas e abordagens a pessoas suspeitas, além de diversas ações que visam coibir o cometimento de roubos e furtos a patrimônio público e privado. 

Vale mencionar também a atividade investigativa demandada para que os criminosos sejam identificados e presos, tanto aqueles que praticam os delitos quanto, e principalmente, os receptadores do material.

A Polícia Militar ressalta que é de suma importância que a população colabore realizando denúncias através do Disque-Denúncia (21) 2253-1177 ou, para casos urgentes, através da Central 190.