Há 10 meses no comando do batalhão, coronel Segala dá lugar ao coronel Martins
Por Guilherme Cosenza
Novo comando no 31º BPM. Após 10 meses à frente do Batalhão de Policia Militar responsável pela região da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, o comandante Coronel Segala se despede da comunidade. Para o seu lugar, quem irá assumir é o Coronel Martins.
Segala se mostrou tranquilo com sua saída e explicou que as mudanças são comuns dentro da corporação: “as idas e vindas dos comandantes fazem parte. É uma decisão estratégica do comandante”. O coronel também não mediu palavras para falar do novo comandante: “o Coronel Martins tem competência suficiente para continuar o nosso trabalho com maestria. Conheço ele, um homem muito experiente e competente que vai cumprir muito bem o seu papel a frente do 31ºBPM”. Segala irá agora para Diretoria Geral de Pessoal para aguardar um novo batalhão para ficar sob seu comando.
A troca de comando contou com oficiais dos mais variados batalhões da cidade, além da presença de representantes da Polícia Civil e Bombeiros. Políticos da região e diversos representantes de associações da Barra. Entre eles o deputado estadual, Carlo Caiado: “fiz questão de vir das às boas vindas ao coronel Martins e lhe desejar êxito nesta nova empreitada. A Segurança Pública passa por um processo de mudança em que é necessário o empenho de todos nós. Em breve o Segurança Presente chega à Barra da Tijuca e o batalhão terá um papel fundamental na ampliação do patrulhamento nas outras regiões. A atuação preventiva é fundamental”. Caiado também fez questão de agradecer o serviço prestado pelo antecessor: “quero agradecer também ao coronel Segala e toda a sua equipe pelo excelente trabalho que realizou no período em que esteve à frente da unidade”.
Ainda sobre o Barra Presente, o novo comandante vê com bons olhos a possível vinda do programa, anunciado pelo governador do Estado, Wilson Witzel, em reunião com as associações de moradores da Barra: “é uma ótima iniciativa e espero que possa colaborar com policiamento. Trazendo assim um maior efetivo para podermos ter mais um braço na questão de sermos mais ostensivo como venho dizendo. Por isso, o Barra Presente seria ótimo justamente para essa questão aqui na Barra”.
O coronel Martins ainda fez questão de salientar que o seu principal objetivo é trazer a sensação de segurança para a Barra da Tijuca: “buscamos ostensividade no nosso policiamento. Trazer uma sensação de segurança. Nossos policiais precisam se mostrar presente. Nossas viaturas precisam estar em locais visíveis, o nosso policial precisa ser visto, para dar a sensação de segurança. As ruas expressas, Avenida das Américas, Lúcio Costa e Ayrton Senna, precisam ter uma atenção especial”. Martins também pontuou a importância da proximidade da população junto ao comando: “a ideia é sempre a parceria. Temos que nos ajudar. O Batalhão está aberto à comunidade e disposto a ouvir quem quer ajudar. Pedimos para que as associações passem suas demandas”.
Questionado sobre a continuidade aos trabalhos em andamento de Segala, Martins foi efusivo ao afirmar que nada será parado: “nenhum trabalho que já vinha sendo feito irá parar. Vamos continuar todos os projetos do Coronel Segala. É uma continuidade de trabalho, um cuidado diferente, um aprimoramento, mas sempre focado em melhorar o bairro. Com um olhar de quem também é morador da Barra”.
Para finalizar, Martins falou para nossa equipe qual será de fato o maior desafio para ele em seu comando dentro da nossa região: “a Barra é um local dos grandes evento, então acredito que esse possa ser o grande desafio. Mas o maior deles ainda é darmos a sensação de segurança para população. Não adianta nada a pessoa não ser assaltada, mas ter a insegurança de andar na rua e achar que pode ser assaltada. Importante que tenhamos tranqüilidade nosso ir e vir”.