A Comlurb deu início à operação de limpeza no complexo de sete ilhas da Barra da Tijuca nesta terça-feira (24), utilizando as quatro novas embarcações recentemente adquiridas. Esses equipamentos permitirão uma abordagem mais ágil e eficiente na coleta e transporte de resíduos sólidos e flutuantes das ilhas da Gigóia, Primeira, Pesquisa, Fantasia, Ipê, São Jorge e Garças.
A frota inclui três catamarãs de pequeno porte, equipados com sistemas eletromecânicos para elevar o cesto dianteiro, juntamente com uma embarcação tipo chata, adequada para locais de difícil acesso. A Comlurb executa serviços de coleta domiciliar nas sete ilhas da Barra da Tijuca e também é responsável pela remoção de entulho e bens inservíveis, como móveis e eletrodomésticos. Além disso, há garis trabalhando nas ilhas, realizando a limpeza de ruas, corte de vegetação alta e roçagem de áreas com mato. Essas operações são realizadas de segunda-feira a sábado.
O Subprefeito da Barra, Raphael Lima, enfatizou a importância desse reforço na operação de limpeza das ilhas, que promete tornar o serviço mais eficiente e ágil.
"Esse é um reforço importante que vai agilizar muito o serviço de limpeza das Ilhas".