Os congestionamentos na Avenida Ayrton Senna entre as avenidas das Américas e Embaixador Abelardo Bueno estão próximos de uma solução. Conforme anunciado pelo Prefeito Eduardo Paes em reunião na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, a Prefeitura do Rio concluiu a licitação para as obras que vão mitigar os impactos no trânsito da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. 

(Foto: Divulgação)

Estão estimados investimentos de aproximadamente R$ 60,3 milhões na duplicação de uma ponte sobre o Rio Arroio Fundo, localizada nas proximidades da loja de material de construção Fluzão, na Avenida Ayrton Senna, sentido Linha Amarela. 

A duplicação do viaduto da Avenida Ayrton Senna fará com que a capacidade da via no sentido Fundão passe de 3.600 veículos por hora para 7.200 veículos por hora. Atualmente, segundo a CET-Rio, passam pelo viaduto aproximadamente 45 mil veículos por dia. Com a duplicação, a estimativa é que esse número passe, num primeiro momento, para 90 mil veículos nos dois viadutos. 

Para o Vereador Carlo Caiado, que há anos lutava junto com moradores pelas intervenções, as modificações viárias serão importantes na mobilidade da região. “Hoje, o motorista perde mais de uma hora em um trecho, que duplicado, poderá levar 15 minutos. Atualmente quem deixa a Barra pela Ayrton Senna tem quatro faixas à disposição até chegar à ponte. O estreitamento da pista provoca um gargalo que costuma provocar retenções no fim do dia afetando outras vias”, destaca Caiado. 

Outra boa notícia é a construção de uma rotatória entre as avenidas Ayrton Senna e Lúcio Costa. Quem segue para o Jardim Oceânico ou retorna precisa circular por mais 300 metros no sentido Praia da Reserva antes de chegar ao primeiro retorno. Com previsão de oito meses, essa rotatória vai reduzir outro gargalo importante na região. As obras devem começar em breve e devem durar cerca de dois anos para serem concluidas. Elas serão captaneadas pela Secretaria de Infraestrutura.