Menos movimentação nas ruas dá mais tranquilidade para as aves e outros animais voltarem para as ruas
Por Pedro Sobreiro
Em 2020, quando a quarentena ainda era respeitada por mais pessoas, moradores de todos os cantos do Rio de Janeiro começaram a perceber uma maior incidência de pássaros, principalmente as maritacas, pelas ruas da cidade. Na época, isso trouxe uma grande esperança de que os brasileiros poderiam sair "melhores", "mais evoluídos" quando tudo isso passasse. Porém, agora, mais de um ano depois do início da pandemia no Brasil, o vírus ainda parece estar longe de acabar por conta da demora na vacinação. No entanto, uma semelhança, além do vírus, une esse momento atual com o início de 2020: o retorno das aves para as ruas.
Ao longo da última semana, já próximo ao fim dos 10 dias do 'Megaferiado' da prefeitura, os moradores da Barra da Tijuca perceberam que alguns animais estão aparecendo com maior frequência no ambiente urbano, principalmente as aves. Na região ao redor do Parque Olímpico da Barra, que está com uma movimentação considerável por conta do posto de vacinação para os idosos, os Canário-da-terra-verdadeiro estão colorindo o entorno com seu amarelo característico e seu belo canto já pode ser ouvido na parte da manhã. Já na parte mais próxima a Lagoa de Marapendi, as Corujas caburá estão sendo vistas cada vez mais cedo. Na foto que ilustra essa matéria, por exemplo, a coruja fotografada no estacionamento do Via Parque Shopping próximo às 19h de um dia de semana, situação em que - em um momento normal - o shopping estaria cheio.
Para o morador do condomínio Península, Sérgio D'Oliveira: "Esse novo 'Lockdown' deixou a Barra mais quieta, sem as buzinas e o trânsito. É importante ficar em casa nessa época em que não tem vacina pra todo mundo, então ver os passarinhos cantando pelas árvores do condomínio ajuda a passar o tempo de isolamento".