Saiba como identificar problemas de visão nas crianças e as tecnologias disponíveis para oferecer uma visão de qualidade
Já enfrentando provas, testes e simulados - principalmente após o período de Carnaval -, a maior parte das cidades brasileiras já têm um pontapé inicial no ano letivo. Para garantir o melhor desempenho nos estudos, é necessário observar os cuidados com a saúde visual, uma vez que deficiências podem facilmente passar despercebidas.
Nos últimos anos, a saúde ocular infantil tem sido um tema prioritário para especialistas em todo o mundo. Evidências mostram que as mudanças no estilo de vida moderno, como o uso excessivo de telas e a redução de atividades ao ar livre, têm aumentado significativamente os casos de miopia entre crianças.
Um levantamento publicado no British Journal of Ophthalmology revelou que a incidência global de miopia triplicou entre 1990 e 2023. Até 2050, mais de 10 milhões de crianças podem ser afetadas. Quando não controlada, pode evoluir para graus elevados e aumentar os riscos de doenças graves, como glaucoma, catarata precoce e descolamento de retina, dentre outras. Por isso, é imprescindível realizar exames oftalmológicos regulares para identificar previamente alguma deficiência.
Atenção aos sinais de problemas visuais
A Dra. Andrea Greco, médica oftalmologista, especialista em Estrabismo e Oftalmopediatria, e consultora da Rodenstock Brasil - fabricante líder de lentes oftalmológicas -, destaca que a miopia é ainda mais preocupante em crianças com histórico familiar. "Crianças com pais míopes têm maior risco de desenvolver a condição, e a progressão pode ser rápida. Estudos mostram que ter um dos pais míopes triplica o risco de desenvolvimento da miopia, enquanto ter ambos os pais aumenta o risco em sete vezes. Por isso, controlar a miopia na infância é essencial para preservar a saúde ocular a longo prazo e evitar complicações futuras", explica.
A oftalmologista ressalta que sinais como dificuldade para enxergar a lousa, dores de cabeça frequentes, cansaço ocular e irritação nos olhos podem indicar problemas de visão. “No entanto, muitas crianças não percebem ou não conseguem expressar essas dificuldades em sua rotina diária. É por isso que o papel dos pais e dos exames oftalmológicos regulares são tão importantes”, reforça Greco.
As lentes como importantes ferramentas para a correção da vista
Após o diagnóstico dado pelo médico oftalmologista, o tratamento deve ser personalizado para cada criança. As lentes oftálmicas para óculos são consideradas ferramentas comuns para correção da visão das crianças, contudo, graças aos avanços tecnológicos dos últimos anos, a indústria óptica tem oferecido além da correção, opções que atuam para controlar e retardar a progressão da miopia.
Neste cenário, as lentes MyCon são destaque, feitas pela marca alemã Rodenstock, projetadas exclusivamente para tratar a visão do público infantil. Elas são produzidas em diferentes índices que oferecem aos pais e oftalmologistas uma gama de escolha não somente para os pacientes alto míopes, mas também para os que apresentam a miopia em seu estágio inicial, com um custo que se adequa dentro da capacidade de compra da maioria da população.
Os princípios das lentes ajudam a redirecionar a luz para a frente da retina e não atrás, como acontece normalmente com as lentes monofocais tradicionais, isso reduz o alongamento do olho e, consequentemente, a progressão da miopia, além de oferecer uma visão nítida para as crianças em todas as atividades do dia a dia.
Dicas práticas para proteger ainda mais a visão das crianças na sala de aula
- Agende uma consulta ao oftalmologista: Avaliações anuais são indispensáveis para monitorar a saúde ocular e diagnosticar problemas precocemente;
- Incentive brincadeiras ao ar livre: A exposição à luz natural é essencial para a saúde ocular e ajuda a reduzir o risco de miopia;
- Estabeleça limites para o uso de telas: Use a regra dos 20-20-20 (a cada 20 minutos de tela, descanse os olhos por 20 segundos olhando para um objeto a 20 pés – cerca de 6 metros);
- Escolha lentes adequadas: Invista em lentes de qualidade que corrigem a visão ao mesmo tempo em que ajudam a controlar a progressão da miopia;
- Fique atento aos sinais: Observe queixas de dificuldade para enxergar, dores de cabeça ou mudanças no desempenho escolar.