A Semana do Pescado, que vai até o dia 15 no Rio, contará com várias ações em supermercados, restaurantes e feiras livres, com espaços gastronômicos aberto a todos. A Semana do Pescado visa fomentar economia em prol da cadeia produtiva de peixes e frutos do mar.
Nesta terça-feira (6), a partir 12h, terá almoço social para 100 crianças e adolescentes (5 a 16) em situação de extrema vulnerabilidade social da comunidade da Rocinha. O pescado doado pelo CEASA será preparado pela chef Sheila Martins com 20 alunos da Cozinha do Amanhã, curso de gastronomia social e sustentável, do Instituto Capim Santo, que há 13 anos forma profissionais para mercado de trabalho. O apoio da ação no Rio foi graças à parceria da secretaria de Cultura de Estado do Rio de Janeiro e da SEDEERI.
Referência no mercado, Instituição Capim Santo receberá no total 100 quilos de pescado a serem utilizados em unidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Na capital paulista, o almoço especial será na quinta-feira, (08/09) para 180 crianças e adolescente em risco social atendidas no Projeto Pare a Fome, da entidade, oriundas do Instituto André Franco Vive que fica na comunidade periférica de Raposo Tavares. A equipe de gastronomia da entidade irá preparar pratos especiais com o filé de tilápia doados pela empresa Cristalina.
“Num país grande em costa marítima, rios e lagos, diversidade, volume e qualidade de nosso pescado não deve ser desprezado como fonte de proteína e demais nutrientes para população, em especial crianças. Muitas espécies possuem boa quantidade de Ômega 3, dentre outros componentes que ajudam no desenvolvimento físico e cognitivo na infância. Além de benefícios nutricionais, peixes são excelentes ingredientes gastronômicos, gerando diversas receitas de pratos”, comenta Luccio Oliveira - presidente do Instituto Capim Santo.
SERVIÇO:
ALMOÇO SOCIAL COZINHA DO AMANHÃ
Dia/horário: 06/09 (terça-feira), a partir das 12h
Local: Biblioteca Parque (Estrada da Gávea, 454 – Rocinha C4).