O evento acontece em novembro no Copacabana Palace e será realizado pela primeira vez no Brasil
De acordo com o anúncio da Prefeitura do Rio de Janeiro, a cidade sediará, em novembro, a entrega de um dos mais importantes prêmios do mundo gastronômico, o Latin America’s 50 Best Restaurants 2023, que busca nomear os 50 melhores restaurantes da América Latina. Realizado pela primeira vez no Brasil, o evento considerado o “Oscar” gastronômico acontecerá no Hotel Copacabana Palace, no dia 28 de novembro e conta com as figuras influentes no panorama gastronômico latino-americano.
Aproximadamente 300 técnicos gastronômicos começam a visitar, sem serem identificados, os restaurantes de toda a América Latina, para formarem avaliações que resultarão na premiação final de novembro. Na ocasião, também acontecem encontros fechados entre chefs e técnicos.
Eduardo Paes, prefeito do Rio, em discurso durante a coletiva no Palácio da Cidade, onde estavam presentes além da imprensa, chefes renomados do Rio de São Paulo, destacou a característica da cidade em atrair pessoas e organizações.
“O Rio de Janeiro é uma cidade de protagonismo global dentro de um país importante da América do Sul. A cidade resume a identidade brasileira em sua cultura, hábitos e jeito de ser. No caso, devo destacar a qualidade da nossa culinária e o motivo para sediarmos um evento dessa magnitude. Claro que esse evento chamará a atenção de tudo o que se faz no continente, mas nossa cidade tem uma posição culinária excepcional, sofisticada e também de rua, de espaços informais como botecos, e tudo isso forma o nosso diferencial”, disse o prefeito.
Do ponto de vista econômico, Eduardo Paes afirma que um evento de grande porte tem certo impacto no momento de sua realização, mas durante o processo, ele vai criando uma narrativa que consolida o Rio não somente como um centro gastronômico importante, de reconhecimento mundial, mas como uma cidade preparada para receber outros grandes eventos.
Após a pandemia, onde pessoas se acostumaram a comer reclusas dentro de casa, festejar a culinária de restaurantes abertos ao público é uma grande alegria, e Paes garante que essa será a melhor edição do Latin America’s 50 Best Restaurants.
Eduardo Paes, Prefeito do Rio, discursa no anúncio da cidade como sede do Latin America's Best 50 Restaurants. (Foto: Beth Santos/Divulgação)
Charles Reed, CEO da premiação, conta que será um prazer realizar o evento no Rio de Janeiro. “A escolha da cidade faz parte de uma estratégia de tornar o Rio um destino gastronômico forte. A organização do prêmio visa destacar inovação e criatividade, visa também lançar tendências internacionais avaliando restaurantes em todo o mundo. Com isso, oferecemos à comunidade gastronômica inspiração para viajar, explorar e descobrir lugares, fazendo conexões com a gastronomia e construindo relações”, afirma.
O Latin America’s 50 Best Restaurants teve início em 2013, para estimular pessoas a conhecer a preciosidade da culinária deste continente. Nos primeiros dois anos, o prêmio foi realizado em Lima, no Peru e, segundo Reed, o fato conseguiu transformar a concepção da cidade e da cozinha local diante do mundo. “Ao exaltar a cozinha peruana por meio de eventos e divulgação, o país conseguiu todo um benefício turístico que vem aumentando a cada ano juntamente com a qualidade do que se come por lá”, diz Charles.
Outros locais também sediaram o evento anteriormente, como a Cidade do México, Bogotá e Buenos Aires. “A nossa marca tem tido um papel importante na escolha do destino dos viajantes, é uma marca global com grande audiência e cerca de três milhões de pessoas visitam o nosso site interessadas em gastronomia e turismo. Somos capazes de, enquanto promovemos a gastronomia em uma cidade, encorajarmos o turismo, alimentando o sentido de descoberta”, completa o CEO.
O líder da premiação também exalta o Rio como cidade reconhecidamente importante pelo que se come e se bebe, sobretudo pela festa e alegria característica do povo carioca. Durante os dias que antecedem o evento, haverão encontros entre chefs locais e internacionais, conferências com discussões de vários tópicos, inclusive eventos abertos ao público.