Com mais de 40 anos de história, o restaurante já recebeu Madonna e tem outras celebridades como clientes assíduos
Por: Déborah Gama
Localizado na Barrinha, em uma área escondida perto do Joá, o La Botticella encanta paladares devido ao ambiente reservado e aconchegante, capaz de trazer a mais pura vivência italiana à Barra da Tijuca. Com mais de 40 anos de história, o La Botticella foi o terceiro restaurante de comida italiana no bairro e, desde então, o sucesso do empreendimento é atrelado principalmente às tradições familiares, qualidade no cardápio e uma experiência única e acolhedora.
Como tudo começou?
O proprietário e chef da casa especializada em massas artesanais, Giancarlo Junyent, era argentino e casado com Carmen, peruana. Ambos seguiam outras profissões, mas por amor à gastronomia e em uma tentativa de trabalho para a peruana após chegar ao Brasil, decidiram montar uma delicatessen - loja de comidas finas e iguarias, especializada em comidas exóticas, raras e de difícil preparo ou criação.
“Um cliente muito assíduo, que gostava de comprar os molhos e massas que eram vendidos separadamente, sugeriu trocar a delicatessen por um restaurante, e isso deu muito certo!”, conta Giulia Gutierrez, neta de Carmen e Giancarlo, que trabalha na área de marketing do La Botticella.
Giancarlo Junyent, fundador do La Botticella. (Foto: Divulgação)
Após o pedido, o casal considerou a ideia e, no início da década de 80, nasceu o “Giancarlo”, o terceiro restaurante de comida italiana na Barra da Tijuca. O nome não permaneceu por muito tempo e foi vendido ainda no início dos anos 90. Desde então, “La Botticella” é a identidade do local exclusivo e tão amado pelo seleto público que frequenta o espaço.
Já na primeira semana de abertura, a casa de massas recebeu elogios do proprietário do restaurante italiano Alfredo di Roma. Com a visita do chef italiano para o tradicional Festival de Fettuccine Alfredo, no Hotel Intercontinental, a massa acabou. O gerente, desesperado, foi atrás de 30 casas de massas para repor o macarrão e acabou escolhendo o La Botticella. O evento foi prolongado em duas semanas e, a partir daí, o restaurante escondido acabou sendo revelado ao mundo.
O favorito de grandes celebridades
O bom atendimento e fidelização dos clientes é um forte traço do La Botticella. Devido ao sentimento de exclusividade e sofisticação, o local já recebeu a presença de grandes celebridades, como Zico, Romanelli, Alejandro Sanz e Madonna. A cantora, que visitou o Rio em maio de 2024, marcou presença no restaurante ainda em 2010, durante um jantar romântico com Jesus Luz.
“Uma celebridade internacional sempre chama atenção, mas o que realmente garante o nosso sucesso é ver os clientes ficarem satisfeitos com toda a experiência gastronômica”, disse Giulia Gutierrez.
Por ser um restaurante sofisticado, familiar e “escondido”, a clientela do La Botticella é seleta e fiel - tanto que já recebem a 4ª geração de clientes. “Nós valorizamos que o cliente nos procure ou por indicação de alguém, ou por desejar uma experiência diferenciada. A dinâmica é tão boa que frequentadores assíduos já viraram nossos amigos. Somos como uma grande família”, conta a neta do fundador, Giancarlo.
Carmen, esposa de Giancarlo e sua filha, Katherinne, com os garçons Cláudio e Jarbas
Carros chefe da casa
A casa de massas italianas, além de histórica e exclusiva, também é premiada pela alta qualidade gastronômica. Presente entre os melhores restaurantes da Barra, o La Botticella foi nomeado no Água na Boca, do jornal O Globo, além de também ter sido premiado no Guia Quatro Rodas, pela Editora Abril.
Com massas artesanais e fabricadas com ovos de granja e semolina da Itália, além de ervas coletadas na própria horta, o prato chefe da casa é o Filettino Carmen, criado em 1979 pela esposa de Giancarlo, a quem a opção gastronômica é nomeada. O prato é servido com escalopinhos de filé mignon sauteé na manteiga, flambados no cognac e finalizados com creme de leite e champignon fresco, acompanhado da massa de registro da casa, o talharim fininho.
Além dos pratos principais, o cardápio se estende em uma variedade de opções. Nas entradas, destacam-se: Antipasto La Botticella; Piccola Polenta Al Porcini, a famosa polenta cremosa do chef Giancarlo; Grande Burrata La Botticella; e Prosciutto Di Parama, importado da Itália e servido com rúcula e pãozinho quente. O restaurante de massas italianas também tem opções de saladas e sopas, durante os meses de inverno.
Piccola Polenta Al Porcini. (Foto: Divulgação)
Nos pratos principais, a casa tem variedade de carnes, aves e peixes. Além do tão famoso Filettino Carmen, outras combinações chamam atenção, como: Polpo e Calamari Portofino, um prato de lulas e polvos frescos, servidos com brócolis e tagliarini aglio e olio; e o Agnolotti de Cordeirinho, exclusivo agnolotti recheado com cordeirinho de leite e ervas, temperados com molho de manteiga, vinho Cabernet e hortelã. Algumas especialidades da casa incluem as massas que tanto amamos, como fettuccine, gnhocci, ravioli e muito mais, em suas mais diversas e deliciosas combinações.
Agnolotti de Cordeirinho. (Foto: Divulgação)
As sobremesas não poderiam ficar de fora e as combinações exóticas dão água na boca. Em um ambiente intimista, exclusivo e totalmente italiano, é possível se deliciar com opções doces, como: Pêra Al Barolo, pêra importada cozida no vinho Barolo, aromatizada com macís, cravo da Índia e canela; Purê de manga com sorvete; Crespelle Di Mele, crepe estilo italiano recheado com maçã caramelizada, temperada com cointreau, acompanhada com sorvete cremoso; Tiramisu Di Veneza; e Gelatti Diversi, sorvetes italianos cremosos de vários sabores.
Arquitetura italiana e tradição familiar
Mesmo que o cliente nunca tenha pisado na Itália, o ambiente aconchegante e intimista traz um ar europeu que o convida a se achegar à família La Botticella. “Cada prato traz uma emoção junto com as garfadas, como se tivessem sido feitos pela própria ‘nonna’”, diz Giulia Gutierrez.
O restaurante tem uma arquitetura aconchegante e charmosa. (Foto: Divulgação)
A casa fica localizada na Rua Professor Ferreira da Rosa - nº 88, no bairro do Joá, na Barra da Tijuca. O local tem a fachada “camuflada”, mas destaca-se pela arquitetura em estilo Neoclássico. “A casa foi construída nos anos 80 pelo meu avô, Giancarlo, e foi feita com peças de demolição e muitas antiguidades”, explica Giulia.
Com mais de 40 anos de história na região, o La Botticella permanece como um negócio familiar e intimista, caracterizado pela presença dos familiares de Giancarlo no estabelecimento por gerações, que se dedicam a manter as tradições e qualidade, que são a marca do restaurante. “Acredito que essa conexão familiar não apenas nos diferencia, mas também ressoa profundamente com nossos clientes, criando uma experiência autêntica e acolhedora”, finaliza a neta do fundador.