Idosos também se divertem e a Barra da Tijuca apresenta atividades que confirmam cada vez mais essa afirmação; São destaques bailes de dança, cursos de gastronomia e jardinagem, plano na academia e muito mais
Por: Déborah Gama
Apreciada pelas belas praias, paisagens naturais e uma moderna arquitetura, a Barra da Tijuca encanta pessoas de todos os tipos, do menor ao maior. Além de oferecer uma infraestrutura de lazer para famílias e oportunidades de desenvolvimento para os jovens, a região também é bem usufruída pela terceira idade. Desde noites com muita música e dança, até aulas de jardinagem e confeitaria, o “acima de 60” não é um empecilho por aqui, mas um leque de novidades e novas experiências.
Baile de dança e buffet completo no Beco do Alemão
Presentes na Barra da Tijuca desde a década de 80, o Beco do Alemão promove o “Música no Beco” - mais conhecido como Baile da Terceira Idade -, que acontece às sextas e sábados, das 20h às 23h. No fundo do restaurante, algumas mesas são retiradas e então cria-se a pista de dança, onde os clientes podem se divertir e dançar à vontade ao som de diversos ritmos cantados por diferentes artistas.
As atrações musicais são compostas por Fátima Péricles, que soma 42 anos de carreira se apresentando em festas particulares, clubes, bares e restaurantes pelo Rio de Janeiro. Com uma voz potente e encantadora, a artista soma mais de 11 anos de história no espaço do Beco do Alemão. Fátima canta de tudo um pouco, cobrindo canções nacionais e internacionais, e explorando diferentes ritmos, como MPB, sertanejo, bossa nova, flashbacks, músicas românticas para dançar juntinho e também as mais agitadas para pular e cantar com vontade.
Além disso, as apresentações musicais também são realizadas por artistas como Fabrício Guedes e Gilmar Mendes, que trazem muito ritmo e um ambiente alegre para o baile.
Vale ressaltar que, embora o evento seja frequentado por idosos, o espaço é aberto a todos os públicos e não é necessário pagar para se aventurar na pista de dança. Para os que desejam dançar e buscam um par, o restaurante apresenta três dançarinos da casa no sábado para acompanharem a clientela (com couvert artístico de R$25).
Com diversas opções de alimentação, o Beco do Alemão também apresenta buffet à kilo, pratos a la carte e o rodízio 3 em 1, que conta com buffet liberado, pizza, e comida japonesa. Às sextas, sábados e feriados, o rodízio 3 em 1 custa R$69,90 e tem início a partir das 18h.
Serviço:
Data do Baile: Toda sexta-feira e sábado (20h às 23h)
Horário de funcionamento: Segunda à sábado e feriados (11h30 às 23h), Domingo (11h30 às 18h)
Local: Av. das Américas, 1600 - Barra da Tijuca
Cursos e o desenvolvimento de novas habilidades no Senac
Assim como as flores, quanto mais o ser humano se expõe ao sol, aos nutrientes do solo e às atividades da vida, mais ele floresce. Após anos coletando as mais diversas experiências, é possível encarar a jornada acima de 60 anos de forma otimista e muito positiva, utilizando o tempo disponível para desenvolver novas habilidades e áreas ainda não exploradas.
Segundo o estudo, liderado pela University College London (UCL) e publicado na revista Nature Medicine, ter um hobby está associado a uma quantidade menor de sintomas depressivos e a níveis mais elevados de felicidade, saúde auto-relatada e satisfação com a vida entre pessoas idosas.
A gerente da unidade Senac Barra da Tijuca, Gisele Canto, aponta que a maioria dos idosos busca os cursos da empresa por hobbie. As aulas com maior adesão do público idoso na unidade são: Informática Fundamental, Organização de Espaços Residenciais, Decoração Básica, Jardinagem e algumas da área de gastronomia.
Descontos são oferecidos para pagamentos à vista, assim como para alunos que tenham a carteirinha do Sesc RJ, de fidelidade (para alunos que tenham concluído qualquer curso nos últimos dois anos), por indicação (concedido a alunos que indicarem novas matrículas de 1 até 5 alunos para qualquer curso do Senac RJ, quando na realização de um novo curso), e para familiares e parentes até 3º grau, no ato da matrícula, não sendo necessário estar no mesmo curso.
Para mais informações sobre cursos oferecidos pela instituição de ensino, visite o site rj.senac.br/cursos, ou entre em contato diretamente com a unidade da Barra da Tijuca, pelo WhatsApp (21) 99613-9519 ou telefone (21) 2018-9038.
Gisele Canto lembra que todo o portfólio está disponível para os alunos da Terceira Idade. A unidade, além de oferecer capacitação em diversas áreas para esses alunos, promove turmas do curso de Cuidador de Idoso, que habilita o profissional para atuar em diversas instâncias no cuidado à pessoa idosa, que apresente ou não limitações nas atividades da vida cotidiana - desde a higiene ideal até a administração de medicamentos e alimentação específica.
Serviço
Local: Avenida das Américas, 3959 - Barra da Tijuca
Contato: WhatsApp (21) 99613-9519 ou telefone (21) 2018-9038
Conversas e atividades no Espaço Terceira Idade da Associação Bosque Marapendi
Desde 2002, o Projeto Terceira Idade acontece na maior associação de moradores da Barra, e uma das maiores do Rio de Janeiro, a ABM - Associação Bosque Marapendi, que reúne mais de 20 condomínios.
O projeto foi fundado por Regina Wesley que, junto com o marido Carlos Wesley, promoveram a integração entre o público idoso dos condomínios do Bosque Marapendi.
O grupo se reúne todas as quartas-feiras, às 14h, na sede social da Abm. As atividades principais do grupo se resumem a mesas de jogos, diversão, festas de aniversário, artesanato, conversas, bazares e um lanche caprichado no final, com direito a bolo, café, biscoitos e outras delícias. Além disso, o grupo também faz excursões pela região, com idas a teatros e outros passeios pelas proximidades.
Com diversos outros colaboradores que apoiam as reuniões semanais e participam das agendas, a diretoria da ABM destaca a importância da organização entre os idosos da região e reconhece o quanto é importante para o psicológico dos participantes que estejam sempre integrados no grupo.
O Espaço Terceira Idade da ABM tornou-se um point de refúgio, amizade e integração no coração do Bosque Marapendi. Segundo a diretoria da organização, existem cerca de 120 pessoas cadastradas no projeto, sendo a maioria mulheres.
Serviço
Para saber mais informações sobre o Espaço Terceira Idade, contate (21) 2495-6911
Plano Master na Bodytech para pessoas acima de 70 anos
Segundo o último levantamento do IBGE 2022, pessoas com mais de 60 anos já representam 15,1% da população brasileira. Há dez anos, esse percentual era de 11,3%. Tal crescimento é um sinal otimista de que brasileiros têm tido maior qualidade de vida. Uma das melhores formas de manter o corpo saudável é através dos exercícios físicos. Para pessoas com mais de 70 anos, a rede de academias Bodytech oferece um Plano Master com valores especiais, como um incentivo a mais para esse grupo.