O evento conta com mais de 200 expositores de 30 países e 20 estados brasileiros, com espaços para gastronomia, artesanato, moda e apresentações culturais
Nesta quinta-feira (12), a Feira dos Estados e Nações chega ao Riocentro, na Barra da Tijuca, e transforma o local em um verdadeiro caldeirão cultural. O evento reúne mais de 200 expositores de locais como Amazonas, Minas, Ceará, Indonésia, Japão, Marrocos, Egito, Índia, Portugal, Argentina, Senegal, França e Paquistão.
De pratos folheados a outro a mini livros peruanos
Na variedade de culturas à mostra, o visitante pode encontrar pratos turcos folheados a ouro de um lado, bordados pernambucanos de outro, ou mini livros peruanos, assim como salames, queijos e vinhos da Serra Gaúcha, e o acarajé baiano. Além disso, é possível que o fundo musical varie entre o forró pé de serra até canções árabes e danças típicas.
“Entre os produtos expostos, estarão sandálias brilhosas, folheadas a outro, do Paquistão, perfumes do Egito e da Turquia, pedras de sal do Himalaia, tapetes persas e mini livros peruanos, muito famosos no país. Na gastronomia, teremos, por exemplo, o bolo de rolo pernambucano, que é patrimônio cultural em Olinda, e outros itens da culinária nordestina, como buchada, sarapatel, bode fresco e bode seco, do Piauí, além da costela de fogo de chão gaúcha. Teremos ainda apresentação de tradições folclóricas, como orquestra de frevo e maracatu andando pelos corredores da feira e conquistando o público, como acontece em Caruaru e em Olinda, além de danças indígenas e ciganas”, detalha Alcacio Lucena, idealizador e produtor da feira.
O evento que acontece há 20 anos em diferentes estados brasileiros preenche a lacuna deixada pela Feira da Providência, que teve 60 edições no Riocentro, até 2021.
Serviço
Data: 12 a 22 de dezembro (segunda a sexta, 14h às 22h; sábado e domingo, 11h às 22h)
Entrada: Inteira (R$20), Meia (R$10) - ingressos na bio do Instagram @feiradosestadosenacoesoficial
Local: Avenida Salvador Allende, 6555, Rio centro – Recreio dos Bandeirantes