O ator é convidado a participar do evento de estreia gratuito do projeto, que acontece nesta terça-feira (28). A curadoria é da atriz Paula Braun

 

 

 

Astro de “Avenida Brasil” e um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira, Mateus Solano participa da programação do Espaço Tápias, que foi inaugurado há pouco menos de um ano na Avenida Armando Lombardi 175, na Barra da Tijuca. O ator é o convidado para o Ciclo de Leituras Teatrais, lançado na terça-feira (28), às 20h, com entrada gratuita. Além disso, também fará a leitura da obra “Anti-Nelson Rodrigues” no teatro local, com capacidade para 80 pessoas. 

Paula Braun, curadora artística do projeto e casada com Mateus desde 2008, explica que o objetivo é convidar um artista por mês, para que escolha um texto de sua preferência e crie uma encenação. Enquanto isso, uma das diretoras do espaço, Flávia Tápias, é do universo da dança e pediu à Paula que indicasse algo que valorizasse as artes cênicas e por isso a atriz pensou na programação. 

As sessões se estendem até o mês de junho e acontecem na última terça-feira de cada mês. Na data de estreia, Paula participará da leitura ao lado de Mateus, com quem definiu o texto de abertura, e outros convidados. 

“Na minha interpretação, 'Anti-Nelson Rodrigues' é sobre um homem que se transforma ao longo da história sob a ótica do amor. É um texto que aborda as relações humanas, mostrando o quanto as pessoas podem mudar para melhor mesmo em um mundo tão complicado. Esse é o penúltimo texto que Nelson escreveu. E eu gosto muito dele porque é uma das duas obras do autor que têm um final feliz e mais otimista em relação à humanidade”, explica a atriz. 

A curadora também diz que, para a segunda apresentação, que acontecerá no dia 25 de abril, deseja convidar o ator Paulo Betti e a comediante Dadá Coelho. As datas seguintes são 30 de maio e 27 de junho. 

“O projeto é uma oportunidade para os moradores da Barra e das redondezas voltarem a frequentar o teatro, que está retomando com bastante força, e terem um lugar de estudo e conhecimento, o que também é muito importante para a classe artística e para quem quer seguir a carreira nas artes cênicas”, destaca Paula.

Ao explicar a relação antiga e pessoal com a instituição, Mateus Solano reflete que o Espaço Tápias sempre foi importante em sua trajetória, desde que estava sediado em Botafogo. Agora, o estabelecimento apresenta dança e teatro em várias formas. “Estou muito feliz de estrear esse projeto de leituras dramatizadas. Uma forma bem bacana, inventada há alguns anos, de se apresentar o texto teatral para o público”, conta o ator.