‘A Arca dos Bichos’ promete entretenimento e reflexão para toda a família
Por: Lucas Costa
Neste sábado, dia 25 de maio, às 17h, o Cine Teatro do BarraPoint Shopping recebe o encantador espetáculo infantil "A Arca dos Bichos". Com texto, direção e coreografias assinadas por Renata Maia, a peça promete emocionar e divertir o público com uma história envolvente e educativa.
Sobre o espetáculo
"A Arca dos Bichos" narra a convivência de doze espécies de animais que vivem juntos em uma grande arca. A harmonia entre eles é abalada quando recebem a notícia de uma iminente enchente. O medo e a necessidade de sobrevivência geram conflitos e traições, testando a amizade e a união que os mantinha como uma verdadeira família. A peça destaca a importância da amizade e da solidariedade, mostrando que, sem amigos, a vida se torna solitária e difícil.
Com uma abordagem sensível e cativante, o espetáculo utiliza músicas e coreografias para contar as histórias dos animais, explorando temas como diversidade, cooperação e superação de adversidades. Os figurinos coloridos e as maquiagens vibrantes realçam as características dos animais, encantando as crianças e proporcionando uma experiência visual única.
Entrevista com Yago Capita
Em entrevista ao Jornal da Barra, Yago Capita, que interpreta o Macaco na peça, falou sobre sua carreira e a importância da obra. "Comecei a fazer teatro há 10 anos, exatamente com 'A Arca dos Bichos'. Meu personagem é o ponto cômico da peça, sempre alegre e cheio de energia. É uma honra fazer parte desse espetáculo que traz uma mensagem tão linda e atemporal sobre amizade e respeito às diferenças", disse Yago.
Jornal da Barra: Yago, primeiramente, gostaria que você se apresentasse. Fale sobre você, seu personagem e como começou no teatro.
Yago Capita: Meu nome é Yago, tenho 28 anos. Comecei no teatro há 10 anos, aos 18, justamente com o musical "A Arca dos Bichos", sobre o qual estamos falando hoje. Desde criança, sempre admirei a arte e participei de atividades artísticas na escola, mas foi com este musical que realmente comecei a desenvolver minhas habilidades teatrais. Na peça, interpreto o Macaco, o personagem cômico, sempre alegre, cheio de energia, um pouco bobo e debochado, que vive imitando os outros e é bastante risonho.
JB: Sobre o que a peça se trata?
YC: "A Arca dos Bichos", com texto e direção de Renata Maia, conta a história de doze espécies de animais (um adulto e um filhote de cada espécie, totalizando 24 animais em cena) que vivem juntos em uma grande arca. Apesar das diferenças, eles convivem bem até que uma notícia de uma enchente iminente traz discórdia e desunião. A busca pela sobrevivência leva a uma grande traição, ameaçando a vida de todos. No fim, eles aprendem que sem amizade e união, a solidão prevalece. A peça mistura músicas, coreografias e cores, destacando as características dos animais, com os adultos representando valores mais egoístas e os filhotes mostrando união e esperança.
JB: Qual você diria que é a principal mensagem que a peça traz para o público?
YC: "A Arca dos Bichos" traz uma mensagem atemporal. Mesmo após 10 anos atuando na peça, vejo as pessoas saírem emocionadas. A mensagem é mais relevante do que nunca, especialmente devido à recente tragédia no Sul do Brasil. Ela fala sobre diversidade, respeito às diferenças, amizade e como lidar em grupo em situações de crise, mostrando que somente unidos podemos superar as adversidades.
JB: Trabalhar trazendo alegria para as crianças é algo que te motiva como ator?
YC: Com toda certeza! Eu acredito muito na troca de energias que o teatro proporciona. Estamos no palco transmitindo alegria, emoção e esperança, e recebemos essa energia de volta através dos aplausos e sorrisos do público. E não há nada melhor do que trocar energias com um sorriso e um abraço de uma criança, né?
JB: A peça tem rodado o Rio de Janeiro. Essa curta temporada na Barra parece ter sido um sucesso, com os últimos ingressos à venda. Vocês já esperavam essa recepção do público?
YC: Sempre existe uma incerteza, mas "A Arca dos Bichos" tem uma magia e uma mensagem linda que atravessa gerações. No próximo ano, a peça completa 20 anos. Temos um público fiel que já assistiu ou ouviu falar dela antes de Renata fazer uma pausa. Ficamos muito felizes com a recepção, seja de velhos amigos ou de novos espectadores que vêm com o coração aberto, os olhos cheios d’água e um sorriso no rosto, agradecendo pela mensagem.
JB: O público da Barra pode esperar um retorno de "A Arca dos Bichos" na região? Existem planos para retornarem, quem sabe, em uma temporada maior que essa de apenas duas apresentações?
YC: Existe uma grande possibilidade, sim. Não só de voltarmos com "A Arca", mas também com outros projetos!
JB: Para finalizar, gostaria de deixar uma mensagem para os leitores?
YC: Olá galera! Convido todos vocês para se emocionarem, sorrirem e cantarem conosco neste sábado, dia 25 de maio, às 17:00, no espaço Cine Teatro, no Barra Point! E nos dias 03 e 04 de agosto, às 16:00, no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea. Esperamos vocês lá!
Serviço:
A Arca dos Bichos
Local: Cine Teatro - BarraPoint Shopping
Endereço: Av. Armando Lombardi, nº 350, 3º Piso – Barra da Tijuca
Data: 25 de Maio
Horário: Sábado, 17h
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/93698/d/254293/s/1734888
Texto, direção e coreografias: Renata Maia
Assistente de direção e Produção: Lissa Venturini