Trazendo um ambiente prático, sustentável e funcional, uma das expositoras é a arquiteta Erica Abinader
São Conrado recebe, até o dia 9 de outubro, a mostra ‘Morar mais por Menos’. Entre os projetos está o ‘Espaço Decanto’, apresentado pela arquiteta Erica Abinader, que produziu um estúdio versátil, iluminado, sustentável e prático, que ainda conta com uma composteira e detalhes que despertam sensações através da visão, audição, tato e olfato.
Erica usa do estudo de neuroarquitetura para reconectar o ser humano à natureza ao mostrar aos visitantes um design biofílico, com a proposta de melhorar a saúde e o bem-estar dos moradores. A arquiteta se inspira nos estúdios que estão sendo lançados no mercado imobiliário e apresenta conceitos minimalistas.
Os estúdios estão sendo lançados no mercado imobiliário com o foco no público mais jovem, solteiros ou casais sem filhos. Erica mostra que espaços pequenos podem ser bem aproveitados e transformados em ambientes que acolhem e abraçam, além de trazer sofisticação e beleza.
Pensando na mudança de comportamento da população jovem, que cada vez mais tem se preocupado em cuidar do Meio Ambiente, a composteira, instalada na cozinha, se torna um dos destaques da proposta. Por isso é perceptível que a arquiteta busca incentivar as pessoas a aplicarem os conceitos da sustentabilidade e acredita que, com o aumento dessa consciência, teremos um resultado positivo quanto ao impacto na natureza.
“Muitos pensam que espaços pequenos não nos dão muitas possibilidades. Mas, uma composteira pode ser facilmente instalada em algum cantinho da casa. Elas possuem vários tamanhos e são de fácil usabilidade, e ajudam a criarmos uma cultura de reciclar lixo orgânico, transformando-o em adubo, mesmo não tendo casa grande ou quintal”, disse Erica.
A automação é outro destaque do ambiente, em que é possível acender e apagar as luzes e abrir e fechar as cortinas através do comando de voz.
Pela primeira vez participando da mostra, por incentivo de seu amigo e sócio Flávio Lopes, da marcenaria Pereira Lopes, Erica revela que sua paixão é o setor moveleiro, ressaltando que a marcenaria dá vida e função a qualquer projeto de arquitetura. No projeto, o ambiente proporciona calma, leveza, cores que revigoram e trazem para dentro da casa uma troca com a natureza, através das plantas e elementos decorativos, que se aliam a preocupação com a sustentabilidade, trazendo conforto e funcionalidade junto a tecnologia de automação.
“O objetivo deste projeto foi reproduzir neste ambiente a possibilidade de morar com prazer em um estúdio de 25m2 que atende a todas as necessidades de uma moradia. Inclusive a composteira doméstica, que nos traz uma oportunidade para exercermos hábitos ecologicamente corretos em nosso dia a dia”, comentou.
Para quem se interessar em conhecer a mostra, os ingressos estão disponíveis em ingresse.com.