As atividades acontecem nos dias 12, 13 e 14 outubro
O Museu Histórico Nacional abriu suas portas entre os dias 12 e 14 de outubro para celebrar seu centenário. Com uma programação cheia de atividades culturais, o objetivo também é contemplar o bicentenário da Independência do Brasil.
Para estimular uma reflexão sobre a trajetória do museu e seu papel na construção das memórias nacionais, o seminário MHN 2022 veio com o título “Independências num museu centenário: outros 200, outras histórias”.
É através do diálogo, da escuta ativa e da ampliação do acesso ao seu acervo, que o museu teve a iniciativa de abrir suas portas para o novo. “Em nosso primeiro centenário, convidamos a sociedade, em sua diversidade e pluralidade de ideias, a pensar e construir conosco os rumos dos próximos 100 anos do museu, a partir das suas próprias histórias”, afirma Fernanda Castro, diretora Substituta do Museu Histórico Nacional.
No dia 12 de outubro, feriado nacional, a programação contou com atividades para diferentes faixas etárias que foram divididas em três categorias: escuta, conexão e outras histórias. As atrações incluíram visitas mediadas, rodas de conversa, oficina para crianças, mostra de curtas-metragens, exposição fotográfica, lançamento de livro, shows musicais e até mesmo bolo de aniversário para comemorar.
Nos dias 13 e 14, é a vez das mesas de debate e atividades culturais. A proposta da atividade é realizar, em conjunto, a construção de narrativas contemporâneas relacionadas à história, memória e patrimônio.