Neste sábado (20) e domingo (21), o espaço apresenta cantos em idiomas nativos e oficinas de pulseiras típicas
Celebrado nesta sexta, 19 de abril, o Dia dos Povos Indígenas é uma data marcante no calendário anual, pois além de promover a diversidade cultural, reforça a importância da preservação cultural e histórica do povo, assim como dá voz às lutas atuais da comunidade. Por isso, o Museu do Pontal não poderia sobrar nesta festa e planejou um fim de semana repleto de atividades.
No sábado (20), a partir das 16h, o guerreiro Xumaya Xya vai ensinar cantos em Yatheeo, idioma nativo que ainda hoje é falado na aldeia, localizada no interior de Pernambuco.
No domingo (21), também às 16h, Luciana Poty, indígena da etnia guarani, vai ensinar o público presente a montar pulseira utilizando sementes de olho de cabra e de lágrimas de Nossa Senhora. Na aldeia onde Luciana reside, em Maricá, no Rio de Janeiro, as pulseiras são utilizadas como um talismã, e trazem proteção para quem as usa.
As atividades oferecidas pelo museu são gratuitas e os ingressos devem ser retirados na recepção do local, com 45 minutos de antecedência. Vale ressaltar que as atividades estão sujeitas a lotação.
Confira a programação completa:
Sábado (20):
- 11h e 15h: Visita musicada (Livre)
- 12h e 17h: Baú de brinquedos populares (Livre)
- 16h: Oficina de cantos fulni-ô (Livre)
Domingo (21):
- 10h: Bebês no Museu do Pontal (6 meses a 3 anos)
- 11h e 15h: Visita musicada (Livre)
- 12h e 17h: Baú de brinquedos populares (Livre)
- 16h: Oficina de pulseiras de sementes (Livre)
Serviço:
Data: 20 e 21 de abril
Endereço: Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300 - Barra da Tijuca (Museu do Pontal)
Entrada: Gratuita
Mais informações: @museudopontal ou o site do museu