Glorioso vai em busca da quinta vitória seguida
Folhapress
Enderson Moreira chegou ao Botafogo para substituir o demitido Marcelo Chamusca e mudou radicalmente a situação do time carioca. A equipe venceu seus quatro jogos com o novo treinador -um aproveitamento de 100%, que nenhum outro rival da Série B repetiu no período.
Ao longo de toda a competição, só dois times fizeram sequência melhor que essa: Náutico e Coritiba, líder e segundo colocado, respectivamente, que emendaram cinco vitórias cada. O Botafogo tem a chance de igualar esse feito em duelo com Operário-PR a partir das 21h30 desta quinta-feira (12), pela 17ª rodada.
A retomada da confiança e os pontos conquistados colocaram o time carioca mais perto das primeiras colocações. No momento, o Náutico tem 30 pontos, mesma pontuação do Coritiba. Já o Botafogo, na nona colocação, soma 25, 12 deles recém-adquiridos já com Enderson à beira do gramado.
"O Enderson é um cara que eu conheço muito bem. Desde o início da trajetória dele, quando ele ainda era auxiliar do Fluminense. Depois acompanhei ele na carreira. É um cara que eu gosto muito, que me identifico muito. Ele dá um padrão grande ao time, na maneira de jogar. Tem uma gestão de grupo muito boa, motivou a todos quando chegou, temos que aproveitar esse bom momento", disse o atacante Rafael Moura em entrevista recente ao SporTV.
A arrancada na pontuação tem sido um reflexo do trabalho defensivo do time: com Enderson, o Botafogo não sofreu nenhum gol. Para o treinador, isso se deve também aos atletas da frente. "Eu costumo exigir muito de jogadores no ataque para fecharem os espaços, fecharem o 'corredor', isso ajuda muito. Defensivamente, estamos muito consistentes, é muito importante na Série B", disse em entrevista coletiva.
O adversário que tenta frear a empolgação do Botafogo vem de sequência instável na competição, ao menos com vitória em sua última partida, contra o Remo. Com um ponto a menos que os botafoguenses, 24, o Operário aparece duas posições abaixo do rival, em 11º.
Estádio: Germano Kruger, em Ponta Grossa (PR)
Horário: 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira (12)
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Transmissão: SporTV e Premiere