RiseUp! tem o propósito de promover a aptidão empreendedora e criativa entre jovens que pretendem se tornar donos do próprio negócio
O Rio Centro será sede para mais uma edição do RiseUp! Após receber Luis Justo, CEO do Rock in Rio, Janguiê Diniz, Fundador do Grupo Ser Educacional, entre outros executivos como palestrantes na última edição, a expectativa para esse ano é reunir 4 mil jovens interessados em negócios, criatividade, inovação e empreendedorismo. O evento, que acontece no dia 9 de junho, terá entrada gratuita. A primeira edição do evento, realizada em novembro de 2017 recebeu 1.300 pessoas.
De acordo com o Sebrae, 11,1 milhões de empresas foram criadas por necessidade nos últimos três anos e meio no Brasil. Pesquisas feitas pelo CONAJE (Confederação Nacional dos Jovens Empresários) apontam que há um fortalecimento do empreendedorismo jovem, já que abrir o próprio negócio tem se tornado uma opção de carreira cada vez mais cedo.
Os visitantes terão a oportunidade de ficar cara a cara com renomados empreendedores e aprenderem com suas experiências. Para esta edição, entre os palestrantes mais esperados está Flavio Rocha, presidente das lojas Riachuelo. O executivo é tido como um ícone do empreendedorismo por promover profundas mudanças na administração da Riachuelo, que possui mais de 200 lojas no Brasil. Sua palestra é focada em suas estratégias de gestão, planos de expansão e dicas que podem ser aproveitadas para quem pretende montar um negócio.
O objetivo do RiseUp é de propor um movimento diferenciado e positivo em forma de debate e estimulo para esses jovens sobre possíveis ideias de negócios. ‘Vamos mostrar aos jovens que os momentos de crise também podem gerar oportunidades, desafiando-os a olhar a si mesmo e a assumir plena responsabilidade pelas suas escolhas. Uma mente diferente produz resultados diferentes”, ressalta Marcelo Crivella Filho, idealizador do evento.
O RiseUp! tem como produtor executivo o profissional Márcio Cunha, que atuou há oito anos na produção do Rock in Rio, e promete apresentar ao público jovem um evento diferenciado, com a finalidade de gerar muitas oportunidades.
“Estamos produzindo um evento que faça a diferença na vida desses jovens e que eles possam sair com grandes ideias de negócios. Queremos impulsioná-los, e para isso estamos idealizando muitas coisas boas para o RiseUP!”, reforça Cunha.
Ecossistema do Empreendedorismo
Entre os projetos de apoio a jovens empreendedores do evento, está a criação da incubadora RiseUp! que vai fornecer subsídios como estrutura, assistência jurídica, co-working, e a assistência necessária para quem vai empreender.
“Queremos levar informações de qualidade e mostrar aos jovens que sonham com um negócio que é possível construí-lo. Tudo isso sob a orientação de executivos experientes no assunto e que poderão disseminar suas histórias de sucesso”, conta Marcelo.
Para esta segunda edição também estão confirmados: Patricia Leal, do Grupo Giraffas; Humberto Ribeiro, curador do portal Epicentor e Vice-Presidente de Desenvolvimento e Inovação da Confederação Nacional de Serviço (CNS), Rafael Lazarini, fundador do Rio2C, Fabiano Freitas, Presidente Regional da Record no Estado do Rio de Janeiro, Fábio Queiroz, Presidente da ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro).