Vice-prefeito, que morreu no último dia 20, foi o encarregado chefe da construção da via
Por: Gabriel Suares
Em decreto publicado no Diário Oficial do Município no último dia 23/05, foi alterado o nome da Autoestrada Lagoa-Barra, via que liga a Zona Sul à Barra da Tijuca, para Engenheiro Fernando Mac Dowell. Entretanto, as nomeações de túneis, viadutos e elevados permanecem inalterados.
A homenagem anunciada pelo Prefeito Marcelo Crivella foi promulgada durante o velório de Fernando, que morreu no último dia 20/05, após sofrer um infarto no miocárdio. Velado no Palácio da Cidade, o corpo do vice-prefeito foi sepultado no cemitério São João Batista, em Botafogo. O cortejo foi restrito apenas a amigos e familiares.
“Eu e o governador estamos anunciando que a autoestrada vai se chamar Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell em homenagem a um dos mais ilustres nomes da engenharia da nossa cidade. Estávamos conversando e não sabemos de uma obra de vulto em transporte que não tivesse a participação efetiva ou como consultor do Fernando (Mac Dowell) ”, afirmou o prefeito Marcelo Crivella em nota sobre a nomeação da via.
Doutor em Engenharia de Transportes pela UFRJ, Fernando monitorou a recuperação do Elevado das Bandeiras (viaduto do Joá) e da antiga Autoestrada Lagoa- Barra, inaugurada em 1971. Dessa forma que o Prefeito Marcello Crivella e o Governador Luiz Fernando Pezão decidiriam homenagear o amigo pelos seus serviços prestados à cidade.