Em alusão ao Outubro Rosa, estúdio de tatuagem faz a reconstrução das aureolas mamárias de mulheres vítimas do câncer de mama
Por: Ive Ribeiro
Outubro é o mês mundial da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. E o estúdio carioca Kiko Tattoo realiza uma campanha voltada para o Outubro Rosa que tenta devolver a autoestima de mulheres que lutam contra essa doença e precisaram passar pelo procedimento da mastectomia.
A arte como uma chance de mudar uma vida, é como Júnior Ogueri, tatuador e sócio da empresa, considera o trabalho gratuito que é feito há cinco anos pelos tatuadores: “a campanha foi criada para levantar a autoestima de mulheres que perderam o seio, pois elas passam por uma batalha”, explica o tatuador, que cumpre a missão de refazer as aureolas mamárias e devolver o sorriso para o rosto de tantas pessoas: “é muito gratificante ver a mulher se olhando no espelho e sorrindo... muitas delas choram”, diz Junior, relatando a reação de muitas após as tatuagens.
Uma das mulheres que passou por este procedimento foi a advogada Silvana Duarte, que sofreu com o câncer em 2000: “Eu reconstruí o seio, mas pelo fato de não ter o mamilo, me sentia horrível e muito triste. Para nós mulheres a mama tem um significado muito importante, é um dos nossos órgãos femininos mais simbólicos e eu estava imperfeita”, explica ela, que ressalta sua gratidão por toda a equipe: “indescritível a sensação de estar muito próxima à normalidade”.
Silvana também mandou um recado para mulheres que passaram pela mesma batalha que ela: “às pessoas que estejam passando por esse momento, digo que tudo dará certo e recomendo que façam a reconstrução de suas mamas e procurem um profissional no Kiko Tattoo para tatuarem os mamilos, ficarão perfeitos e se sentirão belíssimas, resgatando a autoestima que perderam. Feliz e realizada é a palavra”.
Importante ressaltar que para fazer a tatuagem é necessário comparecer ao estúdio com uma autorização médica. O Kiko Tattoo atende em três lojas: no Shopping Open Mall, na Avenida das Américas, 7907, loja 101, Barra da Tijuca; na Estrada da Barra da Tijuca, 241, Barrinha e na Rua Marques de São Vincente, 52, no Shopping da Gávea.
Diagnóstico precoce é fundamental
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a doença responde por cerca de 28% de casos novos a cada ano. Em 2018 foram estimados 59.700 novos registros de câncer de mama no Brasil. E se engana quem acha que a patologia só ocorre nas mulheres; os casos são raros, porém 1% deles atingem a população masculina.
Prevenção
- Autoexame - conheça seu corpo!
- Mamografia - a partir dos 40 anos, o exame deve ser realizado anualmente
- Amamentação
Sintomas
- Aparecimento de nódulo na região mamária
- Pele da mama avermelhada
- Alterações no mamilo
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço
- Saída de líquido anormal das mamas
Fatores de risco
- Idade: mulheres entre 40 e 69 anos são as principais vítimas
- Menstruação precoce
- Menopausa tardia
- Colesterol Alto
- Obesidade
- Ausência de gravidez
- Lesões de risco
- Tumor de mama anterior