Para emergências, utilize os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura)
Por Ive Ribeiro
Ainda na madrugada desta terça, às 5:55h, foi iniciado o procedimento de interdição da Ciclovia Tim Maia, no trecho entre São Conrado e Barra da Tijuca. A medida foi tomada devido ao registro de ondas com mais de dois metros de altura, com período de pico maior do que 15 segundos - um dos protocolos para o fechamento da ciclovia. Equipes do Centro de Operações e do Alerta Rio monitoram as condições do tempo.
- Autoridades ligam alerta para mudança de tempo
As condições do mar e de ventos são os principais critérios de ativação das ações de resposta da Prefeitura do Rio para garantir a segurança dos usuários. Os protocolos são: caso os sensores marítimos indiquem ocorrência de ondas com altura igual ou maior que dois metro - e com período de pico igual ou maior a 15 segundos; ou os dados do INMET apontem registros de ventos iguais ou superiores a 90 km/h.
Segundo informações da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros, uma ressaca toma conta de todo litoral do Rio de Janeiro, com ondas de até 2,5 metros podendo atingir as praias da cidade até às 22h de hoje.
A Prefeitura recomenda que a população tome algumas ações preventivas, como não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca.
Os telefones de emergência: 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura).