São José Operário será a comunidade da vez
O programa "Comlurb Comunidades - Limpando Geral" chega à sua 26ª edição neste sábado, dia 23 de dezembro, na comunidade São José Operário, que fica no Complexo da Barão, na Praça Seca. Semanalmente, cerca de 400 garis, além de fiscais e agentes ambientais, integram uma ação coordenada das unidades de pronto-emprego da empresa, com o conceito “sem fronteiras”, para solucionar demandas extraordinárias em comunidades selecionadas por equipes técnicas da companhia, com o apoio de equipamentos portáteis (ceifadeiras e sopradores) e móveis (pás mecânicas e caminhões basculantes).
As comunidades são atendidas com serviços de remoção de lixo público, entulho, bens inservíveis e carcaças de carros; limpeza de canaletas, ralos e valas; raspagem, varrição e limpeza com soprador; rapel em encostas, roçada e capina; e poda de vegetais, além de lavagem de laranjões e retirada de pichações nos logradouros públicos.
Em média são feitas 150 podas, limpos 350 ralos e roçados cerca de 120 mil metros quadrados por edição. Desde sua implantação, o programa já removeu 6.975 toneladas de resíduos sólidos (lixo). Uma equipe faz o controle de vetores, inspecionando bueiros e imóveis, utilizando raticidas e orientando moradores e comerciantes sobre a maneira mais adequada de combater os roedores.
Além do serviço operacional, equipes de divulgação da companhia promovem ações de conscientização, distribuindo folhetos e alertando os moradores sobre a importância do descarte correto do lixo. Essas ações contam com a participação do grupo musical da Comlurb, Chegando de Surpresa, e do gari Renato Sorriso.