O Jornal da Barra reuniu as principais informações para facilitar a vida do eleitor
O primeiro turno das eleições acontece no domingo (2) e muitas questões precisam ser levadas em conta, como onde é o local de votação, o que se pode levar para lembrar o número dos candidatos, como se vestir, quais transportes públicos estarão funcionando e muito mais. Para facilitar a vida do eleitor, o Jornal da Barra reuniu as principais informações sobre o primeiro dia de eleições e fez um guia com tudo que você precisa saber!
Data e horário
O primeiro turno acontece no dia 2 de outubro, domingo, das 8h às 17h, no horário de Brasília. Já o segundo será no dia 30 de outubro, também das 8h às 17h.
Vale lembrar que só haverá segundo turno caso nenhum dos candidatos à presidência ou a governador atinjam mais de 50% dos votos válidos.
Documentação
Para chegar à urna, o eleitor deve apresentar um documento com foto e o título de eleitor. O documento é necessário para comprovar a identidade, já o título de eleitor pode ser físico ou através do aplicativo ‘e-Título’.
Uma dica é não deixar para baixar o aplicativo no dia pois pode ter instabilidade por conta da quantidade de acessos.
Entre os documentos com foto válidos estão: carteira de identidade, identidade social, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei e certificado de reservista.
Local de votação
A consulta do local do local de votação pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através do nome, número do título ou CPF do eleitor. Nesses três casos, também é necessário fornecer a data de nascimento e o nome da mãe.
Outra opção é consultar o local através do WhatsApp automatizado do TSE, no número (61) 9637-1078. Basta entrar e selecionar a opção 6.
Ordem da votação
Nas eleições de 2022, o eleitor vai escolher representantes para cinco cargos, respectivamente: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República.
O que pode e o que não pode
É permitido:
- Levar um papel com a cola eleitoral, contendo os números dos candidatos;
- Demonstrar sua preferência pessoal através de bandeiras, vestimentas e broches, de forma individual sem pedir votos;
- Ir votar com qualquer roupa, mas é recomendado o bom senso;
- Entrar na seção eleitoral sem máscara;
- Pessoas com deficiência podem entrar na cabine eleitoral com um acompanhante para auxiliar se for imprescindível.
É proibido:
- Uso do celular na urna eletrônica. O eleitor pode usar o aparelho para mostrar o e-Título aos mesários, mas o celular deve ser deixado com eles;
- Filmar ou fotografar o processo de votação;
- Promover aglomerações com pessoas uniformizadas portando qualquer signo que indiquem candidatos, partidos, federações ou coligações;
- Aliciar, abordar ou tentar persuadir pessoas que estiverem indo para a votação;
- Distribuir brindes ou camisetas;
- Portar armas de fogo.
Transporte público
A Mobi-Rio confirmou que o BRT funcionará normalmente, assim como nos dias úteis. Além de manter, das 7h às 18h, os serviços eventuais SE01 (Santa Cruz x Alvorada), SE02 (Mato Alto x Alvorada), SE03 (Pingo D’Água x Alvorada), SE05 (Madureira x Alvorada) e SE06 (Penha x Alvorada).
O Prefeito Eduardo Paes ainda divulgou que, das 6h às 20h do dia 2 de outubro, as viagens de ônibus e de BRT na cidade do Rio de Janeiro serão gratuitas. Basta mostrar o seu título de eleitor e embarcar. De acordo com o Prefeito, o objetivo é fortalecer a festa da democracia.
Barra Eleitoral
A Barra da Tijuca é um bairro muito político, que tem seus moradores engajados e inteirados de tudo que acontece, além de ser um lugar que abriga alguns candidatos. Nas eleições, a Barra tem diversos locais de votação, divididos entre escolas, associações, clubes e mais. Confira os principais:
Escolas municipais e estaduais: Escola Municipal Albert Einstein; Escola Municipal Frederico Trotta; Escola Municipal Margarida Glória de Faria; Escola Municipal Professora Zuleika Nunes de Alencar; Escola Municipal Tristão de Athayde; Escola Municipal Vice Almirante Álvaro Alberto Motta e Silva; Escola Municipal Vice Almirante Paulo de Castro Moreira da Silva; Escola Municipal Almeida Garret; Escola Municipal Dom Pedro I; Escola Municipal Golda Meir; Escola Municipal Jackson de Figueiredo; Escola Municipal República da Colômbia; Escola Municipal Rodrigues Alves; Escola Municipal Sérgio Buarque de Holanda; Colégio Estadual Vicente Jannuzzi.
Escolas particulares: Colégio Santo Agostinho; Colégio Anglo Americano; Colégio Veiga de Almeida; Santa Mônica Centro Educacional; Escola Eleva.
Outros locais: Condomínio Atlântico Sul; Associação de Condomínios Residenciais Bosque Marapendi; Oásis Clube Rio de Janeiro.