Redação
O Previ-Rio abre prazo nesta quinta-feira (01/07) para servidores ativos ou aposentados e pensionistas da Prefeitura do Rio, além de seus dependentes, aderirem sem nenhuma carência ao Plano de Saúde do Servidor Municipal (PSSM). Os interessados têm até 20 de julho para indicar uma opção de operadora e efetuar a inclusão no sistema PSSM Online, que ficará disponível no site do Previ-Rio.
As operadoras Assim – Grupo Hospitalar do Rio de Janeiro e Grupo Notre Dame Intermédica foram habilitadas ao cumprir requisitos do edital de credenciamento, lançado pelo Previ-Rio em maio, para dar cobertura de saúde e serviços odontológicos básicos aos servidores e pensionistas municipais a partir de 1º de agosto deste ano a 31 de julho de 2023.
Neste novo contrato, o modelo será o mesmo que já vem sendo empregado tradicionalmente, com o servidor estatutário descontando 2% da sua remuneração (a Prefeitura contribui com mais 3% por trabalhador, como forma de subsidiar cada plano individual) para ter direito a exames, consultas ou internações, no plano básico de referência. Dependentes, pensionistas e os estranhos aos quadros pagarão um preço de tabela, de acordo com sua faixa etária, para aderirem ao PSSM.
Como nos contratos anteriores, cada operadora oferecerá também planos superiores, com uma rede de ofertas mais abrangente e preço diferenciado, para livre escolha do servidor. Também está prevista a coparticipação, para quem optar por não utilizar a rede própria (fidelizada) da operadora, em tabela com valores e regras específicos, excluída em casos de urgência ou emergência. As tabelas com as novas opções ficarão disponíveis no mesmo sistema PSSM Online, a partir da data de início do prazo de adesão.
Servidores e pensionistas já beneficiários do PSSM poderão escolher outro plano dentro da mesma operadora (downgrade/upgrade) ou migrar para a outra empresa credenciada. Caso queira permanecer com a Assim, não é necessário se manifestar no sistema, mas os planos superiores obedecerão aos preços do novo contrato.
O PSSM já atende hoje a mais de 150 mil vidas, entre servidores, dependentes e pensionistas.
Todas as regras para adesão ou modificação foram publicadas em portaria do Previ-Rio, na edição desta terça-feira (29/06) do Diário Oficial.