Loja não avisa ao usuário sobre golpe que é praticado desde 2015 e que usa site fake da Apple

Por Cláudio Magnavita

É inacreditável a irresponsabilidade de uma empresa como a Apple no Brasil. Não existe nenhum alerta e nem um aviso que proteja o usuário do iPhone, principalmente dos últimos modelos 7 e o 7 Plus.

Quem tiver o seu iPhone furtado enfrentará uma dupla sensação de perda. A primeira no furto e a segunda quando tentar recuperar! É inacreditável a omissão do fabricante.
Uma quadrilha desenvolveu um site exatamente igual ao da Apple para pegar sua senha e ID Apple que desativa automaticamente o modo de busca do aparelho. 


A engenharia maliciosa dribla o modulo de busca do aparelho, levando o usuário - sem nenhum alerta, a fornecer a sua senha e automaticamente desativa a busca. 
Se você possui um iPhone não deixe se ler este texto.


No dia 05 de agosto um jornalista teve um celular iPhone 7 Plus roubado na festa P12 na cidade das Artes no Rio. Neste dia uma quadrilha agiu na festa surrupiando diversos aparelhos.
O aparelho ficou desativado por 10 dias quando finalmente deu sinal de vida. Foi ligado por alguns minutos. O aparelho foi localizado no Rio Comprido, na Rua A, dentro de uma comunidade. 


De posse da localização o jornalista foi a luta, tentar recuperar o aparelho. Ele foi a loja da Apple no Village Mall contou que havia sido furtado, solicitou uma segunda via da nota com o numero do Imei e disse que iria a delegacia registrar a ocorrência para providenciar a recuperação aparelho. Ele mostrou a localização do aparelho furtado a funcionaria da Loja e de posse da copia da nota foi até a 16a Delegacia e fez o registro.


Só que neste período recebeu  um sms da "Apple" , informando que o aparelho havia sido localizado na Rua Rui Barbosa e passava um link para ser clicado. Movido pela adrenalina da boa noticia ele foi levado para um site que reproduzia fielmente o ambiente da Apple e fez o login. Digitou a sua senha e password. 


Foi ai que começou o seu segundo pesadelo. Era um site fake. Ao digitar ele acabou desativando o modo de busca do aparelho. Ao perceber que havia caído num engodo ele retornou imediatamente a loja Apple do Village e recebeu um lacônico pesar do funcionário que disse "é realmente muito parecido os sites."
A indignação é que o cliente ao procurar a loja pela primeira vez e informar que havia sido roubado não recebeu nenhum alerta do tipo: "a Apple não manda SMS" ou ainda "cuidado com o pedido do ID Apple"...  a sensação é que a empresa fecha os olhos. No mínimo torce para que o cliente volte e compre outro aparelho.


Resumo da Ópera: tem uma quadrilha agindo de forma sofisticada no Rio. Roubam aparelhos caros, um iPhone 7 Plus custa R$ 4,5 mil, cientificamente fazem a primeira conexão para disparar um torpedo com link falso da Apple para recuperar o ID e desativar o processo de rastreamento do equipamento. Tudo feito com muita perícia e estratégia. Merece uma lupa policial severa. Coisa de quadrilha sofisticada. O site fake gera a conexão a partir de Kuala Lumpur na Malásia.


O pior de tudo é o silêncio e a falta de alerta da loja da Apple. Como um cliente procura uma loja da própria empresa, explica que esta localizando o aparelho e não recebe nenhum alerta? 
Para puxar o fio da meada é só investigar a atuação da gangue na festa. A policia devia pedir filmagens e tentar localizar os larápios que agiram na Cidades das Artes.

Já a Apple não pode dizer que não sabia. Foi omissa em dar o alerta.  Em 2015 no Blog do iPhone já havia sido publicado um relato detalhado sobre o golpe que agora esta sendo aplicado e por permite que um link anônimo direcione uma conexão com o iCloud. 
Confira o link publicado em 2015 e veja o nível de omissão e falta de respeito da Apple em não orientar um usuário que procura a sua ajuda.